Movimentação no Pecém cresce 29% no 1º semestre de 2012

12 de julho de 2012 - 20:01

A movimentação de cargas pelo porto do Pecém no primeiro semestre do corrente ano cresceu 29% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram movimentadas através do Pecém 1,8 milhão de toneladas (t), enquanto em 2011 esse total atingiu 1,4 milhão de toneladas. O destaque foi o crescimento das importações que atingiu 46%, representando 79% do total movimentado no semestre.

O crescimento das importações é resultado, principalmente, dos desembarques de 336 mil t de cimentos não pulverizados (clinkers), 291 mil t de carvão, 241 mil t de produtos siderúrgicos e 162 mil t de gás natural. Segundo dados da Secex – Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, nas importações o Pecém lidera as movimentações de cimentos não pulverizados (clinkers) com participação de 46%, seguido do porto de Santarém com participação de 15%. Na importação de produtos siderúrgicos a liderança ficou com o porto de São Francisco do Sul (24%), seguido pelo Pecém com 16%.

As exportações participaram com 385 mil t, sendo que os principais produtos exportados foram os minérios de ferro (115 mil t), frutas (58 mil t), carnes (13 mil t) e calçados com nove mil toneladas. O Pecém está liderando a exportação de calçados, com participação de 31% dentre todos os portos brasileiros, também de acordo com os dados da Secex.

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira joseoly@gmail.com – 85  9983.2525)