Aeroporto de Aracati: Turismo cearense tem nova porta de entrada

6 de agosto de 2012 - 14:01

A população de Aracati, no Litoral Leste do Estado, estava em festa neste sábado (04). O Governador Cid Gomes e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, inauguraram o primeiro aeroporto regional de vocação turística do Ceará. Gastão Vieira definiu a obra como um grande passo para a concretização de um projeto que vai impulsionar o turismo nacional. “O Governo Federal tem como referência de planejamento de infraestrutura viária regional, o planejamento que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Ceará. Esse aeroporto é um exemplo das ações de infraestrutura que temos implementado para dar mais conforto ao turista e contemplar a atividade como um todo”, destacou.

O Dragão do Mar, como foi batizado o novo aeroporto de Aracati, tem capacidade de receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais. Segundo o Governador, além de servir como uma nova porta de entrada para o turismo do Ceará, o equipamento vai permitir grande desenvolvimento para o município e a região do Litoral Leste.“Ele tem um padrão de modernidade, conforto e segurança, e ajudará na meta de trazer mais turistas para o Estado. É um legado fundamental para a cadeia produtiva do turismo e para a economia do Ceará, para ajudar a melhorar a vida de quem vive nessa região”, destacou Cid Gomes.

O equipamento recebeu dos Governos Federal e Estadual o investimento de mais de R$ 23,7 milhões. Ele conta com pista de pouso, área de taxiamento e hangares prontos. O que antes era apenas uma pista de pouso, foi ampliada em 600 metros, passando a 1,8 mil metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200 metros de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves terá 152 metros por 90 metros.

Como lembrou o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia, o novo equipamento também vai abrigar um Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da TAM Aviação Executiva. Já na sua fase inicial serão 150 novos empregos diretos sendo gerados. “Imagine o ganho para o município ter 150 técnicos convivendo entre o povo, isso é bom para o desenvolvimento do aeroporto, da cultura da região e mais ainda, na incrementação da renda local”, destacou o secretário. A base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. O Centro cearense será maior do que o que a empresa mantém no município paulista de Jundiaí, também para aviação executiva.

alt

O Secretário também destacou o planejamento infraestrutural do Governo do Estado, que vai dotar o Litoral cearense com mais dois aeroportos regionais, o Aeroporto Regional de Jericoacoara, no Litoral Oeste, que está sendo construído pelo Governo do Estado e segue os mesmos padrões do capacidade, conforto e modernidade do equipamento de Aracati, o de Camocim, que recentemente foi entregue pelo Estado todo revitalizado. “O povo não precisa só de obras emergenciais. O povo também precisa de obras estruturantes, e essa é uma obra estruturante e de futuro. Em poucos anos será possível ver o crescimento dessa região graças ao novo equipamento”, destacou Bismarck.

alt

Na ocasião Cid Gomes aproveitou para anunciar a duplicação da CE-040, que liga Aracati a Fortim. “Vamos também trabalhar para viabilizar o trecho que vai de Fortim a Beberibe”, se comprometeu Cid Gomes. Ele destacou ainda investimentos que estão sendo viabilizados para meios de acesso aos municípios turístico do Estado, como a duplicação da CE-085, que liga Fortaleza a Paracuru, no Litoral Oeste; a duplicação da estrada que vai de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), até Baturité; e da via na Serra Grande, no Norte do Estado, ligando Tianguá, Ubajara, Ibiapina e São Benedito. “Também em são Benedito será inaugurado um aeroporto regional assim como já foi em Tauá, será construído o de Canindé e outro em Itapipoca. E vamos sinalizar o Aeroporto de Limoeiro do Norte”, destacou Cid Gomes. “Essas obras não só atraem turistas, como facilitam o acesso a região e através do incremento na economia melhoram a vida da povo cearense”, finalizou Cid Gomes.

Prestigiaram a solenidade o vice-governador Domingos Filho; os secretários estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Adail Fontenele (Infraestrutura), Ferruccio Feitosa (Secopa), e Sérgio Azevedo (DER); os deputados federais Danilo Forte, José Airton; e os deputados estaduais Betherose e Lula Morais; o prefeito de Aracati, Expedito Ferreira; e autoridades da Região.

04.08.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br“>comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)