Conferência Regional do Leite discute novos rumos para o produto

10 de agosto de 2012 - 19:38

A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (10/08), no Plenário 13 de Maio, Conferência Regional do Leite com o tema “Política Nacional para a Cadeia Produtiva do Leite”. Durante o evento, foram discutiras melhorias para a produção de leite no Ceará e as contribuições para o fortalecimento do setor no mercado nacional.

A conferência foi uma parceria entre a Subcomissão Permanente do Leite da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e a Comissão de Agricultura da Assembleia e Governo do Estado, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). As atividades iniciaram ontem com visita técnica da Subcomissão ao perímetro irrigado de Apodi, em Limoeiro do Norte.

Ao final do debate de hoje foi aprovado um documento com propostas que serão apresentadas na Conferência Nacional, no dia 9 de novembro, em Brasília. As propostas serão enviadas ao Executivo Federal.

O presidente da Comissão de Agricultura da AL, deputado Hermínio Resende, relatou que durante a visita ontem, o colegiado pôde ver in loco a produção de ração através de pivôs irrigantes, experiência exitosa iniciada há 14 anos pelo empresário Luís Girão. Ele informou que a Companhia Brasileira de Alimentos, do grupo Luís Girão, produz 17 mil litros de leite na Chapada, resultado de uma ração que eles plantam através desses pivôs irrigantes. “São pivôs de 50 hectares que têm a capacidade de alimentar até 500 animais. Então é economicamente viável”, defendeu.

Ainda durante a reunião, o diretor de Agronegócio da Adece, Reginaldo Lobo, apresentou os planos de negócios do governo cearense, feito através da Câmara Setorial do Leite. Ele destacou que o momento é oportunos para discutir e gerar ações em beneficio da cadeia produtiva do leite, colocando como desafio a instalação de novas industrias no Ceará, para aumentar a produção de leite.

O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, deputado federal cearense Raimundo Gomes de Matos, ressaltou a importância de fortalecer a cadeia produtiva do leite brasileiro. Conforme ele, o agronegócio do leite é um dos segmentos que mais contribuem para melhorar os indicadores econômicos e sociais do Brasil.

Esta é a sétima Conferência Regional do Leite, promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, que está ouvindo as propostas dos estados brasileiros para encaminhá-las durante a Conferencia Nacional do Leite, que acontecerá em Brasília, dia 8 de novembro. Será formado um grupo de trabalho no Ceará para apresentar propostas do Estado do Ceará que serão levadas à Conferência Nacional.