Centro de Eventos do Ceará

13 de agosto de 2012 - 12:50

{flv}ExpoCE_HD{/flv}

 

O Centro de Eventos do Ceará (CEC), localizado ao lado do Centro de Convenções, no bairro Edson Queiroz, é o segundo maior espaço para realização de feiras e eventos do Brasil e o primeiro do Nordeste. Pode abrigar até 30 mil pessoas em um único evento.

Quanto às instalações, o equipamento é considerado o mais moderno da América Latina. A construção, iniciada em agosto de 2009, foi realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A.

Com investimentos de R$ 467.016.012,03 milhões, o Centro tem projeto arquitetônico inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense.

Ao todo, são 152,694 mil m² de área construída em terreno de 17 hectares, 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, há vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.

Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.

 

FONTE: Informações da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) – www.setur.ce.gov.br