Frutal 2012 tem abertura oficializada pelo governador Cid Gomes

26 de setembro de 2012 - 18:14

“Eu considero o maior desafio melhorar a vida de 25% da população cearense, que tira o seu sustento da terra, da produção agropecuária. Em feiras como esta, percebemos que é possível superar as dificuldades e produzir bem. O Frutal representa bem isso”. Com essas palavras, o governador Cid Gomes abriu oficialmente, na noite desta terça-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará, a XIX Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (XIX Frutal 2012).

Segundo Cid Gomes, é fato que a produção cearense, principalmente referente à fruticultura, deu um salto qualitativo e quantitativo nos últimos anos, mesmo num cenário de estiagem prolongada, típica do Estado. “Eu entendo que, para que a gente consiga melhorar a área rural é preciso que haja mais incentivo, com desenvolvimento de políticas públicas que tragam mais capacitação, crédito, tecnologia e inovação. O meu sonho é fazer da população agrícola uma classe média rural, com melhores condições de moradia, saúde, transporte e trabalho”, comentou.  De acordo com Cid Gomes, o Frutal reflete bem a experiência exitosa que vem da produção das frutas, que gera emprego e renda, o que reflete na diminuição da pobreza e desigualdade social.

Este ano, a XIX Frutal vem com o tem a ”Experiências exitosas no semiárido” e tem como objetivo ampliar a discussão sobre educação e tecnologia e ressaltar os esforços para melhorias no setor da fruticultura, floricultura e agroindústria. Os visitantes podem acompanhar de perto os estandes das produções de frutas, flores, sucos e polpas, além de terem a oportunidade de participar de diversas atividades, divididas em cursos e palestras técnicas, seminários técnicos e setoriais, painéis, mesas redondas e oficinas. Destaque para os estandes que tratam sobre o tema irrigação.

O evento é promovido pelo Instituto Frutal em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A Frutal 2012 segue até a próxima quinta-feira (27).

Segundo Euvaldo Bringel, presidente do Instituto Frutal, quem vier visitar o evento vai se deparar com um Ceará promissor, produtor e que sabe conviver com a seca e criar práticas vencedoras. Já para o presidente do Banco do Nordeste,  Ary Joel Lanzarin, o Frutal mostra a grandeza do Ceará em empreender na produção e geração de emprego e renda, mesmo diante das dificuldades. “Cabe a nós não ficarmos alheios a nenhum projeto. Estamos investindo cerca de R$ 400 milhões, desde os menores até os maiores projetos. Parabéns e contem sempre com o Banco do Nordeste”, concluiu.

Após a abertura, o governador Cid Gomes, acompanhado do vice-cônsul de Portugal, Francisco Brandão, e comitiva, teve a oportunidade de visitar os estandes e apreciar as novas tecnologias e os produtos oriundos do solo cearense.

Participaram da solenidade de abertura Vânia Castiglione, presidente em exercício da Embrapa e representante do ministro Mendes Ribeiro, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário; desembargadora Edite Bringel, corregedora geral da Justiça; José Maria Pimenta, presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Roberto Smith, presidente da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); Francisco Agenor, superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Flávio Saboya, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC); deputados federais Ariosto Holanda e Raimundo Gomes de Matos e Francisco Sombra, delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, dentre outras autoridades presentes.

26.09.2012

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicaçã o@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)