Adece festeja cinco anos de história

28 de setembro de 2012 - 17:54

Setembro é um mês de comemorações especiais para a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). É quando o órgão faz aniversário. Há exatos cinco anos, no dia 28 de setembro de 2007, a Adece foi constituída por meio de Assembleia Geral.

Portanto, hoje (28), a Agência amanheceu em festa, todos os colaboradores se reuniram no auditório do órgão, para celebrar, além desta data, a vida dos aniversariantes do mês, que já virou tradição, e o dia da Secretária, que é comemorado mundialmente no próximo dia 30.

alt

O presidente Roberto Smith esteve à frente dos festejos e destacou a importância do entusiasmo de cada um que trabalha e contribui para os bons resultados já alcançados na breve, porém rica trajetória da Adece. Coordenado pela ouvidora Estela Sampaio, o evento contou ainda com a apresentação de vídeos, entrega de presentes, coquetel e a exposição do diretor de infraestrutura Eduardo Neves, que relatou, em detalhes, a história da Empresa, conforme o texto abaixo:

alt

É missão da Adece “executar a política de desenvolvimento econômico, por meio da geração de ambiente propício à viabilização de novos negócios e investimentos, contribuindo para o avanço da competitividade econômica e da equidade social da população do Ceará”.

A Agência atua nas áreas de mineração, indústria, agronegócio empresarial, comércio, serviços e energia. O primeiro presidente foi Antonio Balhmann Cardoso Nunes Filho, engenheiro mecânico graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Funcionário concursado do Sebrae, Balhmann já foi Diretor Superintendente e Presidente do Conselho de Administração do órgão. Também lecionou no curso de Engenharia Mecânica da Unifor.

O segundo Presidente da Adece foi o agrônomo Francisco Zuza de Oliveira, que exerceu o cargo por um ano e meio. Além da função de Presidente, Zuza ocupou antes o cargo de Diretor de Agronegócios da Adece.

Em outubro de 2011, assumiu a Presidência da Adece o Economista Roberto Smith, depois de oito anos no comando do Banco do Nordeste (BNB). Smith é professor aposentado do Departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi membro do Conselho Federal de Economia e do Conselho Regional de Economia do Ceará.

Cada um deles é responsável por importantes projetos desenvolvidos e pela grande capacidade de articulação da Agência, em busca do desenvolvimento do estado do Ceará.

Nestes cinco anos, visando sempre enfatizar as potencialidades de sua economia, vários projetos executados pela Adece foram fundamentais para impulsionar a atividade produtiva do Ceará. Dentre eles, estão:

– o desenvolvimento do CIPP, o Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém, onde estão desenvolvidos os projetos da CSP, Silat, Eternit, Aeris Energy e Bom Cearense Terminais de Carga.

– Polo Tecnológico da Saúde, no Eusébio, com a atração também de uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz – FioCruz e Biomanguinhos e Renato Archer;

– a atração de grandes empresas para o Estado, criando ambiência pela dotação de infraestrutura básica e incentivos, como a maior e mais recente filial da Malwee no País, inaugurada em Pacajus;

– no agronegócio, o desenvolvimento de novas culturas antes inimagináveis no estado do Ceará, como pera, maçã, rosas.

– o crescimento do setor de desenvolvimento setorial, principalmente quanto a comércio e serviços;

– com relação à infraestrutura foram construídos e disponibilizados galpões a empresas de diversos segmentos, gerando muitos novos empregos no interior do Estado.

– a capacitação de mão de obra.

A Adece parabeniza a todo o corpo técnico que tem contribuído para a execução de sua missão nesses cinco anos de existência. Os colaboradores que aqui já atuaram e que continuam atuando são os responsáveis por grande parte do desenvolvimento socioeconômico do Estado.