Ipece divulga nesta terça-feira (04) estimativa do PIB para o terceiro trimestre

3 de dezembro de 2012 - 19:52

A economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, continua mantendo um ritmo de crescimento mais acelerado do que a economia brasileira no terceiro trimestre de 2012, em relação mesmo período de 2011. Os números do PIB, bem como o estudo completo, vão ser divulgados nesta terça-feira (04), às 10 horas, na sala de reuniões do Ipece, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

O trabalho, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, além de mostrar os resultados do PIB no terceiro trimestre deste ano, também analisa o desempenho da economia do Ceará – e brasileira – nos setores agropecuário, industrial e de serviços. O estudo tem como base dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, observa que apenas o Ceará, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo elaboraram o PIB trimestral utilizando a mesma ponderação das Contas Regionais. Vale ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 unidades da Federação.

03.12.2012

Assessoria de Imprensa do Ipece