Comitê Gestor do Polo de Saúde anuncia novidades

21 de dezembro de 2012 - 18:45

O Comitê Gestor do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS) realizou, neste mês de dezembro, a última reunião do ano. Durante o encontro, que aconteceu na sala da presidência da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), foram anunciadas novidades para o ano que vem. De acordo com o presidente da Adece e membro do Comitê, Roberto Smith, foram estabelecidos diversos critérios para avaliação das empresas interessadas em fazer parte no Polo.

A procura está intensa, muitas querem fazer parte do empreendimento, então própria Fiocruz sugeriu a aplicação de um questionário para uma seleção acertada ”, explicou o presidente. Enquadramento social, promoção de ambiente favorável a inovação, fortalecimento de áreas estratégicas, investimento em pesquisa e desenvolvimento, densidade tecnologia e promoção de ações voltadas para a inclusão social são alguns dos quesitos que já estão sendo avaliados pelo Comitê.

O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, o Chefe de Gabinete da Fiocruz, Fernando Carvalho e o secretário da Ciência e Tecnologia, Renê Barreira, foram algumas das autoridades que também estiverem presentes na reunião, onde foi aprovado o regimento interno do Comitê. Outra novidade anunciada foi a doação de um terreno pela Prefeitura do Eusébio, para a construção de uma área de equipamentos especiais, que será contígua ao PITS.

O Polo tem como objetivo principal desenvolver o segmento farmacoquímico do Estado, promover a inovação e a integração entre a academia e o setor privado e fomentar a sinergia entre as indústrias que formam o Polo. Localizado no município do Eusébio, o equipamento ocupará uma área de aproximadamente 50 hectares e terá três empresas âncoras: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia) e Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda.

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330