Embaixador da Hungria visita CEDE

18 de março de 2013 - 15:56

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede) recebeu, nesta sexta-feira (15), a visita do embaixador da Hungria no Brasil, Csaba Szíjjártó, e do cônsul-geral da Hungria, Janos Fuzesi Júnior, acompanhados da diretora comercial Zsuzsanna László. A comitiva, recebida pelo secretário executivo do Conselho, Gotardo Gurgel e pelo presidente da Adece, Roberto Smith, manifestou interesse em estreitar os laços comerciais com o Ceará.

Durante o encontro, foi feita uma apresentação das principais potencialidades econômicas e comerciais do Estado, com destaque para o Polo Industrial e Tecnológico da Saúde, em implantação no município do Eusébio e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Na ocasião, foram destacadas também as ações do Governo do Estado nas áreas da educação e capacitação para formação de novos profissionais.

O presidente da Adece afirmou que o Estado tem interesse em ampliar as negociações comerciais com a Hungria, que atualmente é o quinto maior mercado de exportação do Ceará. Os representantes do país Europeu destacaram a competitividade do Ceará em relação aos altos custos praticados pela Europa, dando ênfase ao interesse por parcerias que envolvam produtos tecnológicos e componentes para exploração de energias renováveis.

O embaixador Csaba Szíjjártó pretende viabilizar uma maior aproximação com empresários cearenses e húngaros, para fortalecer a parceria entre o Estado e o país europeu.

Assessoria de Comunicação do CEDE – Paulo Sombra (85) 3101-1602