Governo do Estado participa de missão empresarial em Israel sobre experiências em Inovação

2 de maio de 2013 - 14:20

Uma comitiva cearense de empresários, executivos e líderes acadêmicos e governamentais está em Israel com o objetivo de aprofundar conhecimentos e relacionamentos referentes à inovação tecnológica. A Missão Empresarial Ceará-Israel é coordenada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e teve início dia 28 de abril, com término previsto para o próximo dia 05 de maio.

O Governo do Estado do Ceará está representado na missão pelo secretário-adjunto da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Almir Bittencourt, que, junto com a equipe, está conhecendo no País o processo de aproximação das empresas com as universidades e seus mecanismos de geração e transferências de tecnologia para as empresas.

Os temas vistos na visita são de interesse do Estado e do Programa de Cooperação Universidade e Empresa para a Inovação (Uniempre), criado pela FIEC para incentivar o fortalecimento da cooperação universidade-empresa para a inovação no Estado. A primeira ida Israel ocorreu em 2011, quando foi iniciado o relacionamento da Universidade Ben Gurion.

Para o secretário-adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, objetiva-se estabelecer estratégias para a institucionalização do processo de inovação no Estado. “Estamos criando mecanismos de articulação para que universidades e empresas possam trabalhar com vistas ao beneficiamento de setores estratégicos ao desenvolvimento do Ceará”, afirma Bittencourt, que também integra o Comitê Executivo da Uniempre.

Cada integrante da comitiva viaja com um kit contendo dados socioeconômicos sobre Israel, que tem despontado entre os principais criadores de tecnologias inovadoras no mundo. Segundo o presidente da FIEC, Roberto Macedo – à frente da Missão, a ideia é trazer a experiência israelense para o processo que está sendo conduzido no Ceará em busca da inovação na indústria, por meio do Uniempre, chegando ao máximo de aproveitamento.

O diretor corporativo do INDI, Carlos Matos – que compõe a comitiva, afirma que a viagem concretizará a segunda etapa do Uniempre, para conhecer como se organizam as universidades, o governo e a indústria israelense em relação à inovação. Além disso, cria o relacionamento com os empresários israelenses. “A viagem está com um nível de participação elevadíssimo para pensar o Ceará e a indústria cearense. Na missão, temos representantes de todos os setores”, complementa.

A comitiva está conhecendo experiências das empresas israelenses em inovação, centros de tecnologia, laboratórios de universidades, participando de encontros de negócios na capital Tel-Aviv e em cidades vizinhas, com o foco nos setores de tecnologia de alimentos, gestão de água, energias renováveis e tecnologia da informação na indústria.

Compoem a comitiva o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Virgílio Araripe, além dos presidentes dos sindicatos dos setores eletrometalmecânico, químico e da construção.

Missão Empresarial Ceará – Israel
Participantes:

– Roberto Proença de Macêdo – presidente da FIEC
– Almir Bittencourt – secretário-adjunto da Secitece
– Roberto Sérgio Oliveira – presidente do Sinduscon
– Beto Studart – vice-presidente da FIEC
– Fernando Cirino Gurgel – delegado FIEC/CNI
– Carlos Gama – diretor financeiro da FIEC
– Ricardo Cavalcante – diretor administrativo e adjunto da FIEC
– Fernando Nunes – diretor regional do SENAI
– Jesualdo Farias – reitor da UFC
– Virgílio Araripe – reitor do IFCE
– Jackson Sávio de Vasconcelos – diretor da Unifor
– Ricard Pereira – presidente do Simec
– Marcos Soares – presidente do Sindquímica
– Rafael Lucchesi – CNI – diretor geral do SENAI Nacional
– Gustavo Leal – CNI – diretor de operações do SENAI Nacional
– Frederico Lamego – CNI – gerente executivo da Unidade de Relações Internacionais
André Acetose – CNI – Unidade de Relações Internacionais
Fernando Trivellato – CNI – diretor de serviços corporativos

02.05.2013

Assessoria de Imprensa da Secitece com informações da Assessoria de Comunicação da FIEC

Cynthia Cardoso
Jornalista/Secitece
85 3101-6466
85 8877-9710 (oi)
85 9737-9950 (tim)