Obras de ampliação do Aeroporto Pinto Martins estarão concluídas em 2014

2 de maio de 2013 - 18:27

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitou o Ceará nesta quinta-feira (02) com o objetivo de inspecionar as obras no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Em reunião com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição, o Ministro alinhou os principais pontos a serem melhorados para o aceleramento do ritmo das obras, que deve ser concluído até 2014, a tempo da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014™. “O complexo aéreo portuário é um aspecto importantíssimo para um ambiente de tranquilidade, paz e conforto que queremos garantir ao cidadão brasileiro nesse evento”, afirmou. Na pauta também estiveram as melhorias dos aeroportos de Aracati, Crateús, Jericoacoara, Iguatu, Sobral e Quixadá, além de dois novos em Itapipoca e Canindé.

Segundo o Ministro, foi acertado com o Governador e o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o cronograma para 2014 e a organização necessária para o cumprimento do mesmo. “Esse calendário foi estabelecido pela FIFA, então é imprescindível que essas obras sejam concluídas. É fazer ou fazer”. A entrega da primeira etapa das obras do Aeroporto Internacional de Fortaleza está prevista para março de 2014, com uma ampliação do terminal de passageiros, pátio de aeronaves e adequação do sistema viário. Sobre o Aeroporto de Aracati, o Governador anunciou que “ o aeroporto já está concluído e com homologação para aviação executiva. Estamos pleiteando que ele possa também operar aviões comerciais, e o colocamos à disposição da Infraero como aeroporto alternativo para a Copa do Mundo”.

O ministro Moreira Franco concluiu ainda que “o cidadão que vier a Fortaleza para ver os jogos da Copa precisa poder ir e vir com tranquilidade, segurança e bem estar. E essa união, das empresas, o Governo e a Prefeitura vai garantir a conclusão das obras para que a Copa do Mundo seja um sucesso”.

Após a conclusão da primeira etapa, o Aeroporto de Fortaleza terá capacidade para atender a 8,6 milhões de passageiros por ano e deverá absorver uma demanda estimada de 7,4 milhões de embarques e desembarques em 2014. O terminal de passageiros hoje tem 38.500 m² e ao término da segunda etapa, que deverá ser concluída em 2017, a área total do terminal será de 133.820 m², com capacidade operacional para 11,2 milhões de passageiros ao ano.

02.05.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado