CEDE recebe a visita do embaixador da África do Sul

6 de junho de 2013 - 18:56

Os presidentes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede) e da Adece, Alexandre Pereira e Roberto Smith, respectivamente, receberam, nesta quinta feira (06), a visita do embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mbete. O embaixador está visitando o Ceará com o objetivo de estreitar laços comerciais da África do Sul com o Estado.

Mphakama afirmou que além de prospectar negócios para seus país, busca identificar possibilidades de negócios para empresários sul africanos realizarem no Brasil. O embaixador afirmou que hoje cerca de 13 empresários da África do Sul investem em território brasileiro, basicamente no eixo Rio-São Paulo e a diversificação é interessante para ambas as nações. A fim de possibilitar que esses empresários já instalados no país conheçam o potencial do Ceará, ele convidou o Secretário Alexandre Pereira para apresentar a estrutura e potencial do Estado numa reunião com o grupo, em Brasília.

Alexandre destacou a convergência de interesses do Brasil e África do Sul, pelo fato de ambos pertencerem ao grupo dos BRICS, e destacou ainda o fato do encontro dos BRICS ser sediado no Ceará, em 2014. “Essa aproximação é bastante saudável, faz com que Ceará e África do Sul identifiquem oportunidades e gerem novos negócios”, comemora o Secretário.

O embaixador convidou o presidente do CEDE a participar de uma missão comercial para visitar a África do Sul e conhecer possíveis oportunidades de investimento entre os países. Também participou do encontro, além da comitiva do embaixador,  o diretor de Atração de Investimentos da Agência, Cláudio Frota.

06.06.2013
Assessoria de Comunicação do Cede
Paulo Sombra ( paulo.sombra@cede.ce.gov.br / 85 3101.1602 / 9909.3843 )