Governo do Estado e CSP lançaram o Plano de Desenvolvimento Regional

5 de julho de 2013 - 15:00

O presidente da Agencia de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, esteve na Fiec na noite de ontem(4), onde participou do lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR). Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o PDR visa estimular o desenvolvimento de novas cadeias produtivas em toda a região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), ultrapassando as fronteiras do empreendimento.

Na ocasião, a Adece e mais 20 entidades assinaram um termo de cooperação técnica que trará uma série de benefícios para o Estado, para investidores e fornecedores locais na medida em que o Programa capacitará empresas cearenses para atenderem a demanda de compras e contratações de novas empresas estruturantes que estão se instalando no Ceará.

Durante a solenidade, o presidente da CSP, Marcos Chiorboli, fez uma explanação sobre o andamento das obras da Siderúrgica e o seu potencial de poderosos e importante consumidor da indústria de fornecimento cearense. De acordo com Chiorboli, a previsão atual é que dos cerca de US$ 1 bilhão que a CSP gastará com fornecedores quando estiver em atividade, US$ 200 milhões podem ser aplicados em empresas cearenses, que ainda têm capacidade de elevar esse número para US$ 330 milhões.

“Construir a siderúrgica não é difícil, basta termos suporte de capital, tecnologia e uma boa gestão. Difícil mesmo é fazer com que a geração de negócios atinja todo o imenso potencial que possui”, afirmou o presidente da CSP.

Para o secretário do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), Alexandre Pereira, está na hora de preparar os empresários, o mercado de suprimentos, de mercadorias, produtos e serviços para atender a demanda dessas empresas estruturantes e da população do entorno do Cipp. “Queremos reunir todos os atores envolvidos na cadeia de suprimentos, a noite de hoje simboliza o início dessa empreitada“, destacou Pereira.

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330