Encomex Fortaleza-CE já conta com quase 600 inscritos

23 de julho de 2013 - 13:59

Brasília (23 de julho) – Estão abertas as inscrições gratuitas para o Encontro de Comércio Exterior (Encomex) que será realizado no dia 19 de setembro em Fortaleza, no Ceará. Para participar, basta fazer a inscrição no site do Encomex. O evento já conta com quase 600 inscrições, feitas por empresários, representantes de instituições relacionadas aos temas e demais interessados. No próximo dia 19 de agosto, às 15h, a equipe de coordenação do Encomex irá se reunir com os parceiros institucionais para tratar dos preparativos finais para o evento, na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). No dia 20, às 09h, será realizado o pré-lançamento do Encomex Fortaleza-CE, na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

O objetivo do Encomex é estimular uma maior participação das empresas brasileiras no comércio internacional. A programação de palestras e oficinas inclui temas importantes tanto para os empresários que queiram iniciar sua inserção no mercado internacional quanto para aqueles que pretendam melhorar suas vendas externas.

O Encomex Fortaleza, organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), será realizado no Centro de Convenções de Fortaleza-CE, na Avenida Washington Soares, n° 999, Bairro Edson Queiroz. Nesta edição, haverá foco nos setores de calçados; frutas, hortaliças e flores; minérios; pescados; têxtil e confecção; turismo; e artesanato. Além disso, o evento procurará informar sobre oportunidades de comércio nos continentes da América do Sul e África. 

Após a solenidade de abertura, às 9h, terá início a programação de palestras com o Painel “O Brasil no Mercado Mundial”. No início da tarde, a partir das 14h, começam as oficinas setoriais e temáticas com participação de especialistas do MDIC, e também do Ministério das Relações Exteriores (MRE); do Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil); do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e dos Correios.

No Encomex, os inscritos terão ainda a oportunidade de participar do Projeto Trading em Ação e do Encontro de Negócios com compradores internacionais. Os interessados poderão também realizar o Curso Básico de Exportação. Para atender dúvidas ou prestar informações gerais sobre o comércio exterior, o MDIC manterá um Balcão de Atendimento aberto durante todo o evento.  

 O que é o Encomex

O Encomex tem como objetivo expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior. A programação do evento é direcionada aos pequenos e médios empresários que têm oportunidade de sanar suas dúvidas, ampliar conhecimentos, atualizar informações sobre o comércio exterior e acessar novos mercados.

Para atingir estes objetivos, a Secex conta com a parceria da Apex-Brasil, do Sebrae, do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal, dos Correios,  do Banco do Nordeste, do Governo do Estado do Ceará, através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, da Câmara Brasil-Portugal, da Câmara de Comércio Exterior do Ceará, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

(61) 2027-7190 e 2027-7198

ascom@mdic.gov.br

 

Redes Sociais:

www.twitter.com/mdicgovbr

www.facebook.com/mdic.gov

www.youtube.com/user/MdicGovBr