Criação de Usina Verde, em Fortaleza, será o principal tema da 7ª Reunião da CS Imobiliária

6 de agosto de 2013 - 19:11

Amanhã (7), acontecerá a sétima reunião ordinária da Câmara Setorial da Indústria Imobiliária (CS Imobiliária). O encontro será no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a partir das 08h30min. Na ocasião, haverá a apresentação do Projeto da Usina de Resíduos da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (CooperCon-CE) e Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF).

A apresentação será feita pelo presidente da Coopercon-Ce, Marcos Novais, que falará sobre essa iniciativa que está impulsionando a criação da Usina Verde, em Fortaleza. Uma comitiva formada por diretores da Cooperativa e técnicos da Prefeitura estiveram, recentemente, em visita às usinas de Resíduos Sólidos nas cidades de Araraquara, Americana e Várzea Paulista, no interior de São Paulo; e Belo Horizonte, em Minas Gerais, consideradas modelos em gestão ambiental. A missão técnica ofereceu subsídios para a instalação, na Região Metropolitana de Fortaleza, de uma Usina Verde para os resíduos do setor construtivo gerados nos canteiros de obras e que, atualmente, respondem por 40% de todos os resíduos produzidos no Ceará.

De acordo com Novaes, poder público deverá ser o grande responsável por gerar a demanda do material reciclado, principalmente, por meio da força legal de exigir que as obras públicas tenham um percentual mínimo de insumos de origem reciclada. “A CooperCon deverá viabilizar economicamente o projeto, visto que os principais equipamentos para funcionamento da Usina são produzidos nacionalmente. Também será possível conseguir boas taxas de FINAME (modalidades de financiamentos) e futuramente, a cooperativa poderá avaliar estrategicamente a coparticipação em sociedade”, ressalta.

“A Usina deverá funcionar com capacidade inicial para beneficiar até três mil toneladas por mês”, explica o presidente, acrescentando que entre as metas da Usina está o reaproveitamento de até 30% de todos os resíduos gerados pelas empresas cooperadas; posteriormente, deve-se chegar a 74%, uma vez que os 26% restantes terão outros destinos, por não estarem no perfil de reaproveitamento.

Entenda sobre o funcionamento da Usina Verde

Usina de Resíduos Sólidos do setor construtivo terá como principal objetivo receber os resíduos da construção civil, proveniente das obras de Fortaleza para segmentá-los, beneficiá-los e criar materiais reciclados para as obras, diminuindo assim, o impacto ambiental. Em pleno funcionamento, deverá receber os resíduos das obras de construção civil para atendimento da legislação vigente (Resolução nº 307,  de 05/07/2002, Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA), além de ofertar produtos reciclados com custos similares aos não reciclados, potencializado assim as ações de sustentabilidade.