“Maquintex 2013” recebe profissionais do segmento têxtil

16 de agosto de 2013 - 14:25

Consolidada como o grande evento da indústria têxtil do Nordeste, a “Maquintex – Feiras de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil”, terá sua edição 2013 realizada de 20 a 23 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). O evento é organizado e promovido pela FCEM Feiras e Congressos e conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), que inclusive marcará presença na Feira com um estande institucional.

 Em virtude da grande procura após a terceira edição do evento, realizada em 2011, que contou com a participação de 500 marcas, 150 estandes e cerca de 20.500 visitantes de todas as regiões do Brasil e de 13 países a feira mudou seu local de realização. O local oferece mais espaço e infraestrutura. São mais de 65 mil m² de área, divididos entre área de exposição, auditórios, praça de alimentação e amplo estacionamento, entre outros componentes que farão parte do moderno complexo.

Programação Paralela

A “Maquintex 2013” destaca uma programação paralela diferenciada para os profissionais da cadeia têxtil: o “Seminário Tecnológico” realizado pela ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, o “Concurso Ceará Moda Contemporânea – Arte, Moda e Contemporaneidade” e o “Café com Tendências”.

O “Seminário Tecnológico” terá início no dia 21 de agosto, destacando as seguintes palestra: “Economia Criativa e Responsabilidade Socioambiental” ministrada pelo Prof. Eng. Flávio Sabrá do SENAI/ CETIQT”; “Picanol – Novas Tecnologias das máquinas de tecer”, palestrante Eng. Edmilson De Nadai; e “Sustentabilidade e Meio Ambiente” apresentada por Reinaldo Aparecido Rozzatti da ABTT.

O “Concurso Ceará Moda Contemporânea – Arte, Moda e Contemporaneidade” é realizado pelo Sinditêxtil/CE com o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos profissionais da cadeia produtiva têxtil e de confecção. A programação inclui um desfile apresentando os looks dos designers finalistas no segundo dia da feira, 21 de agosto. O concurso conta com a parceria do Sindconfecções, Sindroupas, SENAI, SEBRAE, UFC, Marista, Fanor e Estácio/FIC.

O desfile da categoria Design tem como tema “Arte, Moda e Contemporaneidade”. Seis designers farão o desfile na grande final, são eles: Bruno Oliveira Araújo, David Lee Costa Pinto, Fernando Luis Butrago da Silva, Maciel Kelton de Sousa Gomes, Márcia Regina Ferreira da Silva, Maria Iclea dos Santos Coutinho. O primeiro colocado receberá uma viagem (com passagem e hospedagem) de capacitação no Projeto Circuito Moda Londres promovido pelo SENAI-CE, a ser realizado em setembro deste ano. Os finalistas das categorias Modelagem e Costura serão divulgados somente durante o evento (21/08), já informando os ganhadores de acordo com as colocações 1º, 2º e 3º e as premiações previstas no edital.

Em 2013 o Sinditêxtil-CE comemora os 130 anos da indústria têxtil cearense. “É uma honra poder proporcionar oportunidades para novos talentos realizando o Concurso em um evento com tamanha dimensão para a indústria têxtil, envolvendo as melhores parcerias para a consagração e destaque nacional do Ceará Moda Contemporânea”, destaca o presidente do Sinditêxtil-CE, Germano Maia.

O diretor- presidente do Grupo FCEM, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, declara: “Para nós, do Grupo FCEM, é muito importante apoiar e incentivar ações como o ‘Concurso Ceará Moda Contemporânea’, em parceria com o Sinditêxtil-CE. Acreditamos que iniciativas como esta, principalmente realizadas paralelamente a uma feira de máquinas, promovem o intercâmbio e a sinergia entre todos os elos da cadeia produtiva têxtil e esta sinergia é de suma importância para o desenvolvimento do setor. Os jovens envolvidos no Concurso – que estão em formação em diversas áreas da confecção têxtil – representam o futuro e nós investimos neles porque irão comandar este que é o segundo setor em geração de empregos formais no nosso País. Temos certeza de que a ‘Maquintex 2013’ e o ‘Concurso Ceará Moda Contemporânea’ irão contribuir, em especial, para o crescimento do setor têxtil no Nordeste”.

Também no dia 21 de agosto, acontece a 7ª edição do “Café com Tendências”, promovido pela Audaces  que irá reunir empresários, profissionais e imprensa para discutir os rumos e as novidades que o setor têxtil deve seguir para conquistar melhores resultados nos negócios. Ação é patrocinada pela Delta Equipamentos e a Systextil. O encontro, que acontecerá no Centro de Eventos do Ceará, terá como tema central: “Design, gestão e tecnologia: os segredos para potencializar resultados na confecção”. A programação inclui ainda uma Mesa Redonda sobre “Os segredos para potencializar resultados na confecção”.

Sobre a FCEM

Fundada e dirigida pelo empresário Hélvio Roberto Pompeo Madeira, atualmente, a FCEM organiza as seguintes feiras: “Agreste TEX”, em Caruaru (PE); “Tecnotêxtil Brasil”, em São Paulo (SP); “Maquintex”, “Femicc Nordeste” e “Signs Nordeste”, em Fortaleza (CE); e “Febratex”, em Blumenau (SC).

 O Grupo FCEM é formado também pela montadora Pompeo Stands Promocionais e a Feiratur Viagens e Turismo.

Serviço:
“Maquintex 2013”
Data: 20 a 23 de Agosto de 2013
Local: Centro de Eventos do Ceará
Avenida Washington Soares, 999 – Fortaleza (CE)
www.fcem.com.br