Estaleiro: diretor da Adece esteve na Rússia para estreitar as relações comerciais

3 de setembro de 2013 - 21:05

O diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves, esteve em São Petesburgo (Rússia), nesta última semana de agosto, quando integrou a comitiva cearense que está  concentrando esforços para a vinda de um estaleiro para o município de Camocim.

Juntamente com o deputado estadual, Sérgio Aguiar, Neves esteve na Shipbuilding & Shiprepair Technology Center, uma entidade governamental que promove as condições de desenvolvimento tecnológico, mercadológico e de construção do setor naval na Rússia. “Todo e qualquer assunto ligado a esta indústria necessariamente tem que passar por este órgão, as empresas de lá, são um misto de privado com governo”, explicou Neves.

Os cearenses foram recebidos pelos executivos da entidade, que apresentaram as suas especialidades e, em seguida, assistiram a uma apresentação geral do Ceará, elaborada pela Adece e voltada para as oportunidades que o Estado oferece para a vinda de um estaleiro de reparos.

“Na ocasião, apresentamos alguns dados técnicos sobre Camocim baseado no relatório da Transpetro que fez um estudo das possibilidades de implantação de um estaleiro no Ceará. Trata-se de um estudo técnico que os deixou bastante empolgados”, revelou o diretor.

Durante o encontro, ficou acertado que será elaborado um memorando de cooperação técnica ou entendimentos entre Adece e a Shipbuilding para troca de informações e avanço das negociações.

VISITA – Como parte da programação, a comitiva visitou ainda o Estaleiro gerido pela Shipbuilding, onde foram recebidos pela diretoria do empreendimento que explicou todo o funcionamento do lugar.

alt

Segundo Neves, eles trabalham com uma doca flutuante em aço (capacidade para três navios) que, após os reparos, afunda e os navios saem. “É diferente do sistema do Atlântico Su, no Porto de Suape, em que a doca é em concreto e quando o navio fica pronto eles a abrem, a água do mar entra e depois rebocam o navio”, esclarece.

Conforme o diretor, a expedição á Rússia foi bastante proveitosa, foram estabelecidas relações institucionais imprescindíveis para o andamento do projeto de atração deste importante investimento para o Ceara.

 

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330