Começa hoje a Frurtal 2013

9 de setembro de 2013 - 18:27

Será aberta, hoje, às 19 horas, prosseguindo até a próxima quinta-feira, a Frutal 2013, um dos maiores eventos que tratam da questão comercial, desenvolvimento, novas tecnologias e atração de investidores para o setor da fruticultura no Ceará. Promovida pelo Instituto Frutal, que tem à sua frente o empresário Euvaldo Bringel, a feira chega à sua 20ª edição e será realizada de maneira simultânea à Acorbat 2013, maior evento mundial sobre bananicultura, promovido pela Associación para la Cooperación en la Investigación y Desarrollo Integral de las Musáceas(bananas y plátanos), garantindo a participação de representantes de 45 países da Europa, América Central, Estados Unidos, dentre outros. A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) é parceira do evento e o seu presidente, Roberto Smith, estará presente na solenidade de abertura.

“Nos dias 10, 11 e 12, o horário de funcionamento será das 14 às 22 horas. A entrada é gratuita e, no ano passado, tivemos cerca de 35 mil visitantes, mas existe a expectativa de um crescimento desse número, uma vez que haverá este grande evento internacional, da Acorbat”, disse Bringel.

De acordo com o presidente do instituto, o evento promoverá um amplo debate sobre a fruticultura do Ceará e no País, pois contará com a presença de representantes de diversas entidades – públicas e privadas -, envolvidas com o agronegócio brasileiro. “Teremos 300 estandes na Feira, inclusive de outros países, especialmente do setor de irrigação, pulverização, fornecimento de insumos, adubos, fertilizantes, defensivos e serviços. Isso sem falar em toda a parte de logística (transporte marítimo, aéreo e terrestre), sistema financeiro (financiamentos, crédito agrícola, dentre outros); uma série de entidades como Sebrae, Fiec, Adece, Embrapa, Ematerce”, ressaltou o presidente da Frutal.

Ainda dentro da Feira serão oferecidos diversos cursos aos interessados, nas áreas de gestão de empresa agrícola, irrigação, cajueiro anão precoce, orgânicos, além de conservação de flores e gramados. “No período da tarde, teremos diversos painéis debatendo temas como a transposição das águas do São Francisco, com a participação do secretário de Infraestrutura do Ministério da Integração Nacional, que é uma questão muito importante para o nosso setor, além de representantes da Codevasf, Dnocs e Cogerh”.

XV AGROFLORES

Visando contribuir para o desenvolvimento da floricultura no Ceará, o Instituto Frutal, a Associação de Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Floresce) e a Câmara Setorial de Flores (CSFlores) realizarão, dentro da programação da Frutal, a XV Agroflores. Serão palestras, mostras científicas, demonstração e confecção de arranjos florais, exposição de produtos da floricultura do Estado e cursos técnicos com palestrantes renomados. A iniciativa busca tornar o segmento ainda mais competitivo, sustentável e de qualidade. “Teremos esta exposição totalmente destinada ao cultivo de flores, que é um segmento que está forte e com possibilidades de crescimento, pois ainda não é muito comum entre os brasileiros”, asseverou Bringel.

De acordo com a Floresce, o setor da floricultura cresce, anualmente, 15% no Estado, movimentando cerca de R$ 100 milhões. Para este ano, espera-se que sejam fechados R$ 1 milhão em negócios. Para 2013, a grande novidade da feira é a participação de produtores de orquídeas. Serão orquidófilos de todas as partes do País, que apresentarão as mais belas espécies catalogadas e cultivadas desta espécie. Além disso, o quesito Arte Floral também será um dos destaques da programação, com a presença do professor da academia brasileira de arte floral, Paulo Yoshida.

EXPOFOOD 2013

Os visitantes da Frutal também devem conferir uma feira especial de alimentos, a Expofood. Este ano, eles poderão participar de oficinas, fazer degustações e apreciar concursos de chefs nacionais e internacionais. Além disso, haverá o Espaço do Chef, uma área de 100 m², com a infraestrutura necessária para sediar toda a programação.