Fortaleza sedia maior evento de comércio exterior do Brasil

10 de setembro de 2013 - 13:46

A cidade de Fortaleza sediará no dia 19 de setembro de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, a próxima edição do Encomex. Os Encontros de Comércio Exterior consistem em um projeto desenvolvido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com o intuito de estimular maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional, levando informações de relevância acerca da estrutura, do funcionamento, das regras básicas do intercâmbio comercial brasileiro, dos mecanismos de apoio à exportação, das oportunidades de negócios e contatos, contribuindo substancialmente com a divulgação da cultura exportadora.

O Encomex Fortaleza, como parte integrante do projeto  Implementação do Plano Nacional da Cultura Exportadora, conta com o apoio de diversas instituições. O objetivo é expandir a pauta brasileira de exportação em quantidade, qualidade e variedade de produtos, mercados de destino e empresas brasileiras participantes no mercado internacional. A iniciativa é fruto da necessidade das instituições públicas e privadas de fomentar o desenvolvimento da exportação nos setores de indústria, comércio, serviços, agropecuária e turismo e de promover o acesso às informações sobre as políticas, ações e estrutura do comércio exterior.

O público-alvo do Encomex é formado por empresários, gestores públicos, profissionais de comércio exterior e formadores de opinião. É importante ressaltar que as inscrições são gratuitas e que os eventos não possuem fins lucrativos. O evento de lançamento do evento foi realizado no último dia 20 de agosto, na Federação das Indústrias do estado do Ceará (FIEC), quando a diretora do Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Cândida Cervieri, fez uma apresentação sobre o cenário da balança comercial brasileira, destacando que desde 2004 vinha se mantendo com tendência de alta, apesar de algumas alterações por conta da crise econômica mundial, mas este ano deve apresentar déficit.

Confira a programação:
19 de setembro – Centro de Convenções (auditório principal)
8h – Credenciamento
9h às 10h – Solenidade de Abertura
10h às 12h30 – Painel: O Brasil no Mercado Mundial
Oficinas Setoriais e Temáticas

14h às 18h00 (sala 1)
– Exportação: O Caminho para a Competitividade
– Inovação: Caminhos para Diferenciação e Acesso a Mercados Internacionais
– Design e Embalagem: Inovação na Prática do Comércio Exterior
– Ferramentas de Apoio ao Exportador Brasileiro
– Brasil Global Net: Ligando o Exportador ao Mercado Internacional
– Sisprom: Desoneração Tributária das Remessas para a Promoção Comercial e Gertigicação
– Capta: Sistema de Consulta aos Acordos de Preferência Tarifária

14h às 18h (sala 2)
– Mecanismos de Financiamento ao Comércio Exterior
– Entendendo os Procedimentos do Drawback, um Estímulo a mais para Exportar
– Logística em Comércio Exterior a os Desafios para a Exportação
– A Experiência da ZPE/CE

14h às 18h (sala 3)
– Perfil Exportador do Estado do Ceará
– Cenário, Perspectivas e Oportunidades de Negócios para a África
– América do Sul: Oportunidades de Negócios
– Central Exportaminas
– Barreiras Técnicas: Superando os Desafios para Acesso aos Mercados
– Barreiras Sanitárias e Fitossanitárias: Superando os Desafios para Acesso aos Mercados

Atividades Paralelas
– 10h às 18h – Balcão de Atendimento do MDIC (desk resolution)
– 9h30 às 18h – Oficina de Negócios Brasil Trade (rodada com trading companies)
– 9h30 às 18h – Encontro de Negócios (Projeto Comprador)
– 10h às 18h – Estandes das Instituições Parceiras (atendimento ao empresário)
– 14h às 18h – Curso de Exportação (auditório principal)

Fonte: Secex

Mais informações pelo endereço (www.encomex.mdic.gov.br).