Licitação para início das obras da Refinaria começa em abril de 2014

4 de outubro de 2013 - 14:45

Em abril de 2014, o Governo do Estado e a Petrobras iniciam o processo de licitação para início das obras da sonhada Refinaria Premium II, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A notícia foi anunciada pela ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, durante reunião com o Governador Cid Gomes e o diretor de abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, nesta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição. Segundo a gestora, “o projeto de instalação da Refinaria foi revisto pela Petrobras e, com isso, no ano que vem serão iniciadas as licitações para o início das obras”, reforçou. As licitações, ainda sem valores definidos, devem abranger obras de infraestrutura, como abastecimento de água, de energia, tratamento de afluentes e desembarques. “Estamos numa fase conceitual do projeto, o projeto básico sairá em 2014, por isso não é possível falar de valores”,explicou.

Durante a reunião também foram analisadas a possível introdução de novos parceiros no projeto e mudanças nas etapas das obras da Premium II. Segundo informações da Ministra, a Petrobras “está de namoro” com a multinacional chinesa Sinopec. “Vamos ver se esse namoro segue para um casamento firme. Qualquer investimento da Petrobras precisa ser visto de perto”, destacou. Para o Governador Cid Gomes, mesmo com as mudanças que acarretam novas parcerias, as obras da Refinaria Premium II deverão ser iniciadas em 2014. “Hoje tivemos a oportunidade de reajustar datas, planos, etapas e sintonizar com o Governo Federal. Em relação as novas parcerias, elas acabam influenciando no calendário, mas tudo será ajustado no ano que vem”, destacou o Governador.

Também ficou acertado que até o início das licitações, em abril, outras reuniões de ajuste deverão acontecer entre o Governo Estadual, Ministério do Planejamento e Petrobras. “Hoje discutimos que tipo de intervenções podem ser antecipadas, especialmente acertamos reuniões mensais entre a Petrobras e o Governo do Estado, e o Ministério do Planejamento acompanhará essas reuniões mensais para que todas as questões que precisem ser equacionadas possam ser feitas o mais rapidamente possível aqui no Ceará”, reforçou a Miriam Belchior. Uma das questões deve ser equacionada ainda em outubro, que diz respeito a cessão de uma área de 543 hectares, de posse da comunidade indígena Anacés. O total da área requerida pela Petrobras corresponde a 1.940 hectares. “O cercamento já foi iniciado, até o final deste mês provavelmente será assinado o termo de compromisso com as comunidades indígenas, um trabalho da Petrobras com o Governo do Estado para equacionar essa questão. Em abril começam então as licitações pra construção da Refinaria”, reforçou Miriam Belchior.

Andamento das instalações da Refinaria Premium II

Em abril deste ano o Governador entregou o documento de doação o terreno à presidenta Dilma Rousseff e à presidenta da Petrobras, Graça Foster. A área requerida pela Petrobras corresponde a 1.940 hectares. A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e terá escala mundial, com produção de 300 mil barris por dia, produzindo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Os seus produtos possuirão a qualidade prêmio, ou seja, seguem as especificações internacionais, que são de baixíssimos teores de enxofre, daí a designação de Premium. Uma faixa de dutos, com extensão prevista de 11 quilômetros, ligará a Refinaria Premium II ao Porto de Pecém. O investimento recebido será de US$ 11 bilhões. A produção de derivados será, principalmente, diesel e QAV (combustível de avião). Cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a instalação da refinaria.

03.10.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)