Porto do Pecém registra crescimento em todos os tipos de carga

11 de outubro de 2013 - 18:49

De janeiro a setembro desta ano foram movimentadas através do Porto do Pecém, 3,7 milhões de toneladas de mercadorias, o que representou elevação de 32% em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento foi registrado em todos os tipos de carga tais como; granel líquido, granel sólido, carga solta e carga conteinerizada. A maior elevação foi registrada na movimentação de granel líquido, com variação positiva de 416%. Foram exportadas 770 mil toneladas enquanto a importação registrou movimentação de três milhões de toneladas.

O ranking brasileiro de movimentação de mercadorias, segundo informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), destaca a participação do Porto do Pecém, com liderança na importação de produtos siderúrgicos e clínkers (cimento não pulverizado). No ranking de exportações o Pecém fica em segundo lugar na movimentação de frutas e em terceiro na de calçados.

O transporte de longo curso registrou aumento de 27% na movimentação, enquanto a cabotagem, que é a movimentação entre portos do país, contribuiu com elevação de 62%.

Nas exportações de longo curso o destaque ficou com os combustíveis minerais (180 mil toneladas), seguido das frutas, com 79 mil. Nas importações de transporte de longo curso os combustíveis minerais contribuíram com 1,2 milhão de toneladas e os produtos siderúrgicos com 655 mil.

Na cabotagem os números também foram todos positivos. Os combustíveis minerais (181 mil toneladas) e o cimento (44 mil toneladas) foram os mais exportados, enquanto nas importações os destaques ficaram com os produtos siderúrgicos (76 mil toneladas) e cereais (68 mil toneladas).

10.10.2013

Assessoria de Comunicação da Cearáportos

Joseoly Moreira ( joseoly@gmail.com / 85 9983.2525)