Governo do Estado assina cooperação técnica com empresa de abastecimento de água de Israel

23 de outubro de 2013 - 13:15

O governador Cid Gomes e o presidente da Cagece, André Facó, assinaram em Tel Aviv, Israel, um Acordo de Cooperação Técnica com a Mekorot Enterprises and Development Ltd, empresa subsidiária da Companhia Nacional de Águas de Israel, que foi representada pelo diretor geral da Divisão Internacional, Amiram Ohayon. O acordo visa formalizar a intenção das duas empresas em possibilitar a execução de ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento e implementação de serviços de água, esgoto e projetos. O convênio prevê, entre outras iniciativas, o desenvolvimento de avançados projetos no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, utilizando moderna tecnologia e avançadas técnicas na exploração dos recursos hídricos existentes.

Esta iniciativa, além de fortalecer os investimentos da companhia no aumento da cobertura de água e esgoto, tem incentivado o fortalecimento institucional da Cagece através de projetos conforme os presentes na cooperação, dentre os quais: Controle das perdas de água no sistema de abastecimento de água; Automação em sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário; Tratamento e reuso de águas residuais; Centros de controle, monitoramento e geoprocessamento; Tratamento e controle da qualidade da água e; Energias renováveis.

A Mekorot tem know-how na gestão e execução de projetos de água, com elevado nível de especialização em áreas de recursos hídricos, sistemas de abastecimento de água, dessalinização de água, tratamento e reutilização de águas residuárias, engenharia de poços profundos e operação, e modelos de transferência e similares. Neste sentido, Israel tem o título de país com maior índice de reuso de esgoto no mundo, com quase 75%.

A Cagece e a empresa israelense têm habilidades distintas no setor de saneamento e enfrentam desafios semelhantes em função das condições geográficas e climáticas das regiões onde estão localizadas. O convênio, que terá vigência de cinco anos, proporcionará uma valiosa troca de experiência entre as duas companhias.

alt

Ainda nesta quarta-feira (23), Cid Gomes se reuniu com as empresas Netafim e Protalix Bio Therapeutics, produtora de vacinas de origem vegetal. A Netafim é  líder mundial em irrigação que tem como objetivo promover uma mudança global na forma como a água é utilizada na agricultura. Apresentando produtos de alta tecnologia para ajudar na superação dos desafios relacionados à prática da irrigação.

Fazenda-Modelo e Polo Farmacêutico

Na terça-feira (22), o governador Cid Gomes e o ministro da Economia do Estado de Israel, Naftali Bennet, assinaram em Tel Aviv, Israel, o convênio para instalação de uma fazenda modelo em Quixeramobim, no Sertão Central. O objetivo é transferir tecnologia para produtores rurais cearenses, pois Israel é um país referência na convivência com a seca e com tecnologia para tratamento de água, captação e acúmulo.  Há lugares em Israel onde chove menos de 100 mm por ano, o que é inferior à média do semiárido nordestino. Ainda na terça-feira, Cid Gomes participou da Feira Watec que apresenta tecnologia em água, indústria hidráulica, eficiência energética e do meio ambiente. Ele visitou uma estação móvel de tratamento de água e estação de tratamento compacta em contêiner.

Na segunda-feira (21), em Jerusalém, o Governador se reuniu com o cientista e diretor de saúde pública, Dr. Inom Schenker, da Teva Pharmaceutical Industries Ltda. (do hebraico “natureza” ). A Teva é uma empresa multinacional farmacêutica especializada no desenvolvimento, produção e marketing de medicamentos genéricos e é a maior empresa de Israel. Durante a audiência, o Governador expôs o interesse do Estado em formar uma parceria com a empresa israelense, já que o Ceará está implantando um polo farmacêutico em Eusébio, da Região Metropolitana de Fortaleza, e que terá a segunda unidade da Fiocruz no Brasil, para a fabricação de vacinas. A Teva está entre as 20 maiores companhias farmacêuticas do mundo, com vendas anuais da ordem de US$ 4,276 bilhões (em 2004), empregando cerca de 40.000 trabalhadores, não só em Israel, mas em todo o mundo. Valor de mercado de US$ 34,75 bilhões e faturamento de US$ 18,3 bilhões (2011).? ?

alt

A viagem de Cid Gomes a Israel atende ao convite feito no último mês de agosto pelo Governo daquele país. A programação compreende ainda reuniões com o ministro da Economia de Israel e de Assuntos Internacionais, assinatura de memorando de intenção para a instalação de uma fazenda modelo no Ceará, visita a centros de tratamento de saúde, kibutz e à usinas de dessalinização. Na próxima sexta-feira (25), na Itália, à convite da estatal Ansaldo Breda, o Governador terá reunião na empresa, que fornece os trens para o Metrô de Fortaleza, e visitará obras de mobilidade urbana naquele país.

?Durante a visita do chefe da missão econômica de Israel no Brasil, Roy Nir, ao Ceará no mês de agosto, foram destacados temas que o Ceará e Israel têm em comum. “Em Israel, quando falamos em Nordeste do Brasil, todos mencionam apenas o Ceará. É impressionante a ligação que existe entre Israel e o Ceará e queremos aumentar essa interação”, disse na ocasião o representante israelense. Entre os projetos desenvolvidos entre o Estado e Israel estão a implantação de um laboratório na Fiocruz; tecnologia em projetos de irrigação; e implantação da uma fazenda modelo como referência para todo o Nordeste. “Israel tem menor volume de chuva que o Ceará e aprendeu a conviver com a estiagem. É importante trocar experiências e sempre buscar alternativas”, ressalta Cid Gomes.? ??

23.10.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)