Nova rota marítima Ceará-Cabo Verde

21 de novembro de 2013 - 20:02

Primeiro embarque deve acontecer em dezembro.

A Companhia Docas do Ceará e a Ceará Trade Brasil assinaram nesta segunda (11) o contrato operacional da rota marítima Ceará-Cabo Verde. A solenidade contou com a presença do Presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Alexandre Pereira, que representou o Governador Cid Gomes, de representantes do armador (dono do navio que fará a rota), de instituições parceiras na implementação da rota (CBPCE, Sebrae, FIEC) e diversos empresários. 
 
O primeiro embarque deverá acontecer na primeira quinzena de dezembro, reunindo cargas de cerca de 20 empresas cearenses. As cargas sairão do Porto de Fortaleza direto para os Portos da Praia e do Mindelo, localizados no arquipélago de Cabo Verde, reduzindo de 45 dias para 7 dias o tempo de chegada das cargas ao continente africano. “Antes essa carga saía de navio do Brasil passando por diferentes portos, seguia para a Europa e outro navio as levava para Cabo Verde e demais países da costa Oeste da África”, destaca Roberto Marinho, diretor da Ceará Trade Brasil, empresa articuladora da nova rota. 
 
Entre os produtos a serem exportados para a África estão: aço, cerâmica, argamassa para cerâmica, sucos, tintas, farinha de trigo, calçados, cosméticos, plásticos e utilidades, massas e biscoitos, móveis, máquinas e equipamentos, alimentos e bebidas. Estima-se um volume mensal de exportação entre 2.000 e 3.000 toneladas, parte delas já em processo de contratação. “Além de empresas do Ceará, a rota atenderá às demandas de todo o Nordeste, estimulando a navegação de cabotagem”, enfatiza o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda.
 
Com a criação da rota marítima deve haver o estreitamento das relações comerciais com países do continente africano além de Cabo Verde, como Senegal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.
 

Assessoria de Comunicação do Cede – Paulo Sombra – 85 3101.1602 9909.3843