PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Adagri promoverá Cursos de Certificação Fitossanitária

27 de novembro de 2013 - 16:38

Estão abertas as inscrições para o curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem (CFO) e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidado (CFOC), realizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – Adagri. O  curso será ministrado  de 02 a 06 de  dezembro de 2013 na Universidade Federal do Cariri- UFCA, no município do Crato-Ce.

DE acordo com a fiscal agropecuária, Neiliane Borges, essa certificação é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), para que os procedimentos de combate às pragas sejam notificades oficialmente, evitando assim, a proliferação de doenças na área vegetal.

O objetivo é  habilitar Engenheiros Agrônomos para emissão do CFO e do CFOC para as pragas Sigatoka-Negra da Bananeira (Mycosphaerella fijiensis), Moko da Bananeira (Ralstonia solanacearum raça 2), Cochonilha-do-Carmim (Dactylopius opuntiae), Mancha-Anelar do Mamoeiro   (Papaya ringspot virus – PRSV), Amarelo-Letal do Mamoeiro (Papaya lethal yellowing virus – PLYV), Meleira do Mamoeiro (Papaya sticky disease  virus, PSDV), Moscas-das-Frutas (Ceratitis capitata, Bactrocera carambolae e Anastrepha spp), Cancro-Cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), CVC (Xylella fastidiosa), Pinta-Preta dos Citros (Guignardia citricarpa), Greening/HLB (Candidatus Liberibacter spp), Mosca-Negra dos Citros (Aleurocanthus woglumi), Cancro-Bacteriano-da-Videira (Xanthomonas campestris pv. viticola), Tripes (Thrips palmi) e Moscas-Brancas (Bemisia tabaci e B. argentifolli).

Serão ofertadas  40  vagas, com taxa de inscrição no valor de R$ 218,41 pago através de boleto bancário. Os participantes deverão ter 100% de presença e alcançar 75% de aprovação na prova para conseguirem a habilitação como Responsáveis Técnicos (RTs) e receberão uma habilitação para emissão do CFO e CFOC .

Os profissionais já habilitados e devidamente regularizados, que tenham  interesse em incluir novas pragas em sua  habilitação, deverão preencher a  ficha de inscrição e fazer um requerimento formalizando quais pragas desejam incluir. No dia do curso os participantes deverão entregar 3 (três) fotos 3×4, cópia da carteira do CREA e a declaração de quitação junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

 

Inscrições e mais informações do Site da Adagri – www.adagri.ce.gov.br