PIB cearense supera nacional – números serão divulgados hoje (10)

10 de dezembro de 2013 - 14:30

Pelo 14º trimestre consecutivo, a economia cearense, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), continua mantendo um ritmo de crescimento mais acelerado do que a economia brasileira. O desempenho da economia do Ceará supera o PIB nacional também no acumulado no ano e nos quatro trimestres. O PIB nacional do terceiro trimestre ficou em 2,2%. Os números do PIB, bem como o estudo completo, serão divulgados nesta terça-feira (10), às 10 horas, na sala de reuniões da Seplag – 3º andar -, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba.

O trabalho, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, além de mostrar os resultados do PIB no terceiro trimestre deste ano, também analisa o desempenho da economia do Ceará – e brasileira – nos setores agropecuário, industrial e de serviços. O estudo tem como base dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O diretor Geral do Ipece, professor Flávio Ataliba, observa que, caso o Ceará mantenha o ritmo de crescimento do PIB que vem apresentando nos últimos trimestres, até o final do próximo ano o destado deve atingir sua maior participação na história em relação ao PIB nacional. Ele acrescenta que apenas o Ceará, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo elaboraram o PIB trimestral utilizando a mesma ponderação das Contas Regionais.

09.12.2013

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins ( padua.martins@ipece.ce.gov.br / 85 101.3508)