Calçados e têxteis impulsionam crescimento da indústria cearense em 2013

12 de dezembro de 2013 - 18:52

A produção de calçados e têxteis foi determinante para o excelente desempenho da indústria cearense este ano, no período de janeiro a setembro. No último trimestre, o setor industrial (produção física) apresentou resultados de 5,5% em julho; 5,2% em agosto e de 4,5% em setembro, a melhor sequência de resultados desde o início de 2012. O desempenho industrial do Ceará foi decisivo para o resultado do PIB estadual nos três trimestres de 2013: de 1,94% no primeiro; de 3,95% no segundo e de 3,76% no terceiro trimestre.

Os números estão no Enfoque Econômico nº 94 (dezembro) – Indústria de Transformação Cearense em 2013: Algumas Evidências para os Resultados Acumulados até o Terceiro Trimestre, que a caba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho completo, elaborado pelo economista Witalo de Lima Paiva, já pode ser acessado na página www.ipece.ce.gov.br.

Em consequência dos desempenhos mensais, o terceiro trimestre de 2013 – explica Witalo Paiva – apontou um crescimento de 5,1% sobre igual período do ano passado, o que assegurou o terceiro período consecutivo de expansão na produção física da indústria do Estado. “O desempenho nos últimos três meses superou com folga as médias nacional, de 0,8%, e do Nordeste, de 1,0%. O crescimento de 5,1% foi o quinto maior entre as regiões pesquisadas” ? frisou.

Atividades

Três das dez atividades industriais pesquisadas, considerando o resultado acumulado em 2013, se destacaram com os maiores crescimentos. Entre janeiro e setembro, a indústria de Calçados e Artigos de Couro apresentou uma expansão de 23,2% sobre igual período do ano anterior. O comportamento foi seguido pela indústria Têxtil, com 9,8% de aumento na produção física, e pela indústria de Refino de Petróleo e Álcool, cuja taxa foi de 23,5%.

De acordo com o economista Witalo Paiva, o desempenho acumulado foi positivamente afetado pelas taxas de crescimento registradas ao longo dos meses de julho a setembro quando comparados ao ano de 2012. As indústrias de Calçados e Artigos de Couro e de Refino de Petróleo e Álcool apresentaram os melhores resultados nas comparações mensais.

12.12.2013

Assessoria de Imprensa do Ipece

Pádua Martins (padua.martins.ce.gov.br / 85 3101.3508)