Câmara de Fruticultura apresenta trabalho inédito sobre os perímetros irrigados cearenses

16 de dezembro de 2013 - 18:46

A Câmara Setorial de Fruticultura encerrou as atividades de 2013 com a apresentação de um trabalho inédito: o Diagnóstico Propositivo dos Perímetros e Áreas irrigadas da Fruticultura e Floricultura do Ceará. Na manhã de hoje (16), os membros do colegiado se reuniram no auditório da Adece, onde assistiram à palestra sobre esse estudo oriundo de uma cooperação técnica e financeira entre a Agência e o Instituto Frutal.

Conforme o presidente da Câmara e do Instituto Frutal, Euvaldo Bringel, o diagnóstico foi elaborado com o intuito de identificar, de forma sistemática, os problemas que atrapalham o desenvolvimento dos perímetros e áreas irrigadas das localidades cearenses, bem como lançar propostas para solucionar esses problemas.

O estudo analisou os perímetros irrigados do Araras Norte, Baixo Acaraú, Curu Paraipaba, Jaguaribe Apodi, Tabuleiro de Russas, Ibiapaba e Cariri. Após a avaliação profunda dos diversos parâmetros que englobam os setores, como mão de obra, meio ambiente, financiamento e comercialização, estruturou-se as bases de um planejamento estratégico bem fundamentado que norteará as atividades da fruticultura e floricultura pelos próximos cinco anos.

De acordo com Bringel, certamente, esse trabalho é indispensável para que a fruticultura e a floricultura irrigadas do Ceará sejam, efetiva e consistentemente, impulsionadas. “O estado do Ceará tem muito a ganhar com a exploração de uma de suas mais valiosas potencialidades: a Agricultura Irrigada”, concluiu ao final do encontro.

Asssessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330