Turismo no Ceará ganha maior projeção internacional em 2014

13 de fevereiro de 2014 - 13:19

Ao longo deste ano, o Governo do Estado do Ceará, via Secretaria do Turismo (Setur CE), vai intensificar a promoção do Ceará como destino turístico, tanto no mercado interno, quanto no internacional. As ações neste sentido – participação em feiras e eventos, apoio a eventos e à animação turística, anúncios em revistas e jornais, ações em aeroportos, anúncios em portais de turismo, encontros comerciais, merchandising, famtours e presstrips – foram apresentadas nesta quarta-feira (12), durante café da manhã para gestores municipais de turismo, trade e imprensa, no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, “2014 será o ano de consolidação do Ceará como destino internacional”, graças à conclusão e/ou andamento de projetos estruturantes que compõem a carteira de investimentos da Setur CE, e superam R$ 2 bilhões. São eles: os aeroportos de Aracati e Jericoacoara; o CEC; o Acquario; duplicações e construções de estradas; restauração de patrimônio histórico; saneamento básico em praias; capacitação de 13 mil profissionais, entre outros.

“Desde 2007, quando o Governador Cid Gomes elegeu o turismo uma prioridade, temos realizado uma ampla qualificação de espaços e pessoas. Este ano, com uma promoção maciça e a visibilidade que o Estado vai ter com a Copa, vamos consolidar um destino que se preparou como nenhum outro, que fez o seu dever de casa, independente de qualquer grande evento”, explica Bismarck.

Estruturas de feiras foram apresentadas

Além do detalhamento da estratégia, foi exposto um dos estandes a ser usado em feiras e eventos. Estes seguem uma decoração-padrão e são ambientados com painéis fotográficos que retratam diferentes regiões, peculiaridades (gastronomia, cultura e artesanato), e vocações (turismo de negócios, esporte e aventura, científico, entre outros) do Estado.

Para o Brasil, serão usados estandes de 200 m² e 100 m², dependendo do porte da feira. Nas menores, serão módulos cooperados de 55 m² e 18 m². A Setur CE também vai promover o Estado, até janeiro de 2015, em 14 feiras e 14 encontros comerciais na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, onde serão utilizados estandes de 100 m², e módulos de 55 m² e 18 m².

Exibição na TV, aeroportos e sites

Outra novidade é a merchandising do Ceará no programa Altas Horas, da Rede Globo. Foram gravados na Praia das Fontes, em Beberibe, quadros a serem exibidos nos dias 8, 15, 22 de fevereiro e 8 de março. Participaram os artistas cearenses Falcão, Waldonys, Aviões do Forró e Garota Safada.

As ações também vão ganhar a Internet: a rede social Facebook, o site de pesquisas Google e o de compartilhamento de vídeos YouTube vão exibir anúncios do Ceará, entre os meses de março e maio.

O mesmo ocorrerá em sites especializados, tais como o decolar.com, o Submarino, o Americanas Viagens e o E-destinos. O trade nacional também receberá informativos do Estado, por meio de email marketing.

No mesmo período, os aeroportos com maior circulação de passageiros do país vão receber painéis publicitários com imagens de atrativos turísticos do Ceará. São eles: Congonhas e Guarulhos (SP), Santos Dumont e Galeão (RJ), Confins (Belo Horizonte, MG), Juscelino Kubistchek (Brasília, DF), Afonso Pena (Curitiba, PR), Luís Eduardo Magalhães (Salvador, BA), Marechal Rondon (Cuiabá, MT), Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS), Santa Genoveva (Goiânia, GO), Pinto Martins (Fortaleza, CE), Gilberto Freire (Recife, PE) e Augusto Severo (Natal, RN).

Para além destas feiras e ações de promoção na Internet e em locais de grande circulação, a Setur CE vai apoiar a promoção do Estado em eventos de potencial turístico.

Mercado internacional em destaque

De janeiro a maio de 2014, o Ceará vai ser promovido em quatro eventos internacionais: Fitur (Madri, Espanha), BIT (Milão, Itália), BTL (Lisboa, Portugal), e MITT (Moscou, Rússia), além da BNT Mercosul, no estado de Santa Catarina, voltado para os mercados nacional e da América Latina.

Ações de relacionamento com o trade e de anúncios em site especializado (e-dreams) também serão realizadas, a exemplo do que vai ocorrer no mercado nacional. Um dos objetivos é captar turistas estrangeiros de países que jogam em Fortaleza durante a Copa do Mundo, tais como México e Espanha.

Vão ser realizados encontros comerciais voltados para operadores de viagens e jornalistas especializados em 14 países estratégicos – França, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha, Itália, Rússia, Alemanha, Dinamarca, Noruega e Polônia.
Além disto, de maio a julho, haverá ações de público direto em áreas de embarque e desembarque de grandes aeroportos da Europa (Frankfurt, Madri, Paris, Roma, Moscou e Varsóvia). Estes locais vão receber painéis iluminados com propagandas do Ceará.

Em Portugal, devido ao voo direto e com seis frequências semanais da TAP, a promoção será mais incisiva: o aeroporto de Lisboa receberá as peças por mais tempo (entre maio e outubro); haverá ações do mesmo tipo em shoppings centers; táxis vão receber adesivagem lateral (conhecida como taxidoor), e publicações sobre variedades – revistas Sábado e Caras, e Jornal Correio da Manhã- vão veicular anúncios de uma página no mês de março.

Também haverá parcerias para divulgação do Estado nos voos (aeronaves e publicações) das companhias com voos internacionais regulares –TAP, TAM e GOL. As duas últimas vão iniciar, em abril e maio, voos para Miami (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina), respectivamente.O aeroporto da capital argentina vai abrigar painéis publicitários entre maio e outubro.

CALENDÁRIO DE ENCONTROS COMERCIAIS

PERÍODO

Workshop CVC

19 e 20/03