Governo do Estado promove festa no Dia do Trabalho

30 de abril de 2014 - 23:28

O Governo do Estado, por meio da secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a com a Prefeitura de Fortaleza, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRT-CE), entidades do Sistema S (SESI, SEST Senat e Senai), Sine/IDT e sindicatos promovem, de forma unificada, no dia 1º de Maio, uma grande festa para homenagear o trabalhador cearense. Com o tema “Trabalho Decente”. A abertura do evento acontece às 08 horas, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e será coordenada pelo titular da STDS, Josbertini Virgínio Clementino. Na oportunidade fará um balanço da evolução dos empregos formais gerados e do número de pessoas, jovens e adultos, qualificados pelo Governo do Estado, no período de 2007 a 2014.

Das 08 horas às 12 horas, trabalhadores e seus familiares poderão dispor, na Praça do Ferreira, de uma série de serviços de saúde, terapêuticos, de beleza e de melhoria da qualidade de vida; de orientação, intermediação e formalização para o trabalho, além de muita diversão, com shows e atrações musicais. “Essa manhã festiva é uma homenagem conjunta, que a União, o governo do Estado, o Município e as entidades de classes prestam ao nosso trabalhador, ele que é o maior responsável pela dinâmica da economia, pelo crescimento do nosso País”, destaca Josbertini Clementino.

Tendas da Cidadania

A manhã festiva será aberta com ginástica laboral, após o que todos poderão aproveitar o feriado para cortar o cabelo, fazer uma massagem corporal, aferir a pressão arterial e conferir os índices de massa corpórea e de glicemia. Poderão ainda se vacinar contra a Gripe e Hepatite, aprender noções de primeiros socorros, aprender a cuidar da saúde bucal e a prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS).

Em meio à diversão, terão a oportunidade também, para tirar documentos de identidade, CPF e carteira do trabalho (CTPS) e se inscrever no Cadastro Único, no Pronatec Brasil Sem Miséria, no curso Taxista Nota 10 e em demais cursos “on line”, ofertados pelo Sistema S.

Ao lado da praça, estarão, ainda, o Caminhão da Cidadania e a Carreta do Empreendedorismo, onde os trabalhadores poderão obter informações sobre iniciação e elaboração de currículo profissional, seguro-desemprego e dos cursos e oportunidades de trabalho disponíveis. A Unidade Móvel do Senai realizará demonstrações de ensaios mecânicos de motorização e/ou de automação industrial.

Distribuídos em tendas, os serviços serão prestados por servidores, técnicos e especialistas em cada área de atuação. Dessa forma, estarão participando, de forma integrada, a SRTE-CE, STDS, Sejus e Corpo de Bombeiros, Setra, as entidades do Sistema S (Sesi, Sest Senat e Senai); a Prefeitura de Fortaleza, Sine-IDT e sindicatos e associações de trabalhadores.

Serviço:

Data: 1º de Maio (quinta-feira)
Horário: das 08 horas às 12 horas
Local: Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza

30.04.2014
Assessoria de Comunicação da STDS
Carlos Eugênio – imprensa@stds.ce.gov.br / 85 3101.2099 – 8878.8510)
Twitter: www.twitter.com/stdsonline