Primeiras peças do Acquario começam a ser montadas

12 de maio de 2014 - 23:44

As primeiras peças do aparato hidráulico do Acquario Ceará chegaram na manhã desta segunda-feira (12), ao canteiro de obras, localizado na Praia de Iracema. Foram descarregados dois dos 14 contêineres que vieram repletos de peças e equipamentos de instalação projetos e confeccionados, especificamente, para este projeto.

Estas peças, que compõem a tubulação do Acquario e ficarão no subsolo do prédio, foram fabricadas na cidade de Houston, nos Estados Unidos, sob supervisão da ICM Reynolds, empresa estadunidense responsável pela supervisão e gerenciamento da obra.

De acordo com o secretário do Turismo, Bismarck Maia, que na ocasião recebeu jornalistas em uma coletiva de imprensa, a ICM será responsável por orientar e direcionar a instalação destes equipamentos, utilizando mão de obra local na maior parte dos processos envolvidos. Esta etapa deve durar cerca de seis semanas.

“Esta tubulação será instalada no subsolo do Acquario, uma área de oito metros abaixo do solo, protegida por uma camada de 90 cm de concreto. Posteriormente, esta área será fechada e, em cima, será erguido o edifício-base, um esqueleto de concreto armado dividido em quatro pisos, onde serão distribuídos os aquários, cinemas, praça de alimentação e outras atrações”, explica o secretário.

Entre agosto e setembro começam a chegar ao Ceará as placas e lâminas de acrílico de alta resistência e transparência que vão proteger os tanques de exibição, sendo uma delas com nove metros de altura quando montada. Para este fim, será montado pela ICM um forno de solda no canteiro.

Segundo Bismarck, “o Acquario vai tornar o Ceará ainda mais competitivo no mercado turístico internacional, será um divisor de águas na nossa e um ícone não apenas do Estado, mas também do Brasil, a exemplo de outros atrativos tanto naturais quanto edificados, tais como o Cristo Redentor (RJ) e as Cataratas do Iguaçu (PR).”

12.05.2014

Assessoria de Comunicação da Setur
Tunay Peixoto
+55 85 9947.7234/3101.4661