Governador inaugura 101ª Escola Profissional em Nova Olinda

14 de maio de 2014 - 22:48

Os jovens de Altaneira, Nova Olinda e Santana do Cariri, municípios da região do Cariri, são os próximos beneficiados com a inauguração, nesta quinta-feira (15), às 17 horas, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Wellington Belém de Figueiredo, a 101ª do Ceará. O governador Cid Gomes fará a entrega da nova unidade, localizada em Nova Olinda. O secretário adjunto da Educação, Idilvan Alencar, também estará presente na ianuguração.

Para construir, equipar e mobiliar, foram investidos R$ 10 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual. Na unidade os estudantes farão, ao mesmo tempo, o Ensino Médio e um dos quatro cursos técnicos ofertados: Agronegócio, Edificações, Finanças e Redes de Computadores. A EEEP foi construída em Nova Olinda mas funcionará em regime de consórcio com atendimento aos estudantes dos três municípios. Cada curso ofertará matrícula para 15 alunos por município atendido. A escola tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 07 horas às 17 horas. A escola de número 101 faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 18, sediada no Crato, que passou a contar com cinco unidades. As demais estão localizadas em Araripe, Campos Sales e no município sede da Crede. No Cariri, a rede de EEEPs agora é formada por 14 unidades e beneficia jovens de 13 municípios.

A estrutura é composta de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Esta é mais uma construção que atende à concepção de qualidade para escolas de educação profissional. A obra é supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia(DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Em 2008, o Governo do Estado deu início à implantação da rede de EEEPs, com 25 unidades. Atualmente, as unidades contam com uma matrícula de 40 mil estudantes. Até o final de 2014, serão 140 escolas com esse nível de ensino no Ceará. No momento, são 51 cursos técnicos em 77 municípios cearenses na Capital e no Interior. A partir desse novo modelo, a gestão estadual passou a diversificar a oferta do Ensino Médio, articulando-o com a educação profissional, com o mundo do trabalho e com o ensino superior. A empregabilidade dos alunos dessas escolas e o ingresso nas Universidades é de 52,3%.

Serviço:
Inauguração da EEEP Wellington Belém de Figueiredo
Nº da EEEP: 101
Data: 15/05/2014
Horário: 17 horas
Endereço: Ce – 292 – km 02 – bairro Jurema – Nova Olinda

14.05.2014
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)