Adece participou de missão técnica no Complexo Industrial e Portuário do Suape

29 de maio de 2014 - 17:58

O Programa de Desenvolvimento Regional do Ceará (PDR) promoveu, durante este mês de maio, uma missão técnica ao Complexo Industrial e Portuário do Suape, em Pernambuco. Uma comitiva composta por 14 pessoas, dentre elas as assessoras técnicas de Adece, Clara Moura e Gláucia Giovani, visitaram também a Refinaria Abreu e Lima, o estaleiro Atlântico Sul, dentre outras instituições estratégicas para o desenvolvimento da Região Nordeste.

De acordo com Clara Moura, durante a missão, os representantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as características do polo industrial e logístico, seus impactos positivos e negativos no ambiente socioeconômico da região e as experiências referentes à participação das empresas locais na cadeia de fornecimento das grandes empresas.

Na visita à Refinaria, a comitiva foi recebida pelos executivos do empreendimento de 20 bilhões de dólares, que, durante o pico de sua construção, contou a colaboração de mais de 51 mil funcionários. Na ocasião, o gerente de contratos da empresa, Stênio Accyoli, relatou que a empresa conta hoje com 46 mil empregados trabalhando numa área de 690 km², que deverá produzir anualmente 230 mil barris de petróleo.

alt

Ao chegarem no Suape, os representantes cearenses assistiram à palestra do diretor Sílvio Leimig, que destacou as vantagens e desvantagens de um investimento dessa magnitude. “Ao final de sua palestra, as cortinas do auditório foram abertas e foi possível vislumbrar uma boa parte do Porto, que está localizado nos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, tem área de 13.500ha, dispõe de 38 berços de atracação, 105 empresas instaladas e 45 em fase de instalação”, relatou Clara.

Além da Adece, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a Fiec, a ZPE, o Sebrae, dentre outros órgãos e consultorias participaram da viagem. Para Gláucia Giovani, uma experiência impactante, enriquecedora e inspiradora. “Foi uma troca de conhecimentos incrível, inclusive entre os próprios membros cearenses, o PDR já mostrando a que veio”, concluiu a assessora.

 

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330