Governo de Israel faz visita técnica à Fazenda Normal, em Quixeramobim

30 de maio de 2014 - 18:35

 

O presidente e o diretor de Agronegócio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith e Reginaldo Lobo, respectivamente, receberam ontem (29), no Ceará, a representante do Ministério da Economia Israelense, Natalie Pitkovitch.

Juntamente com uma comitiva formada ainda por representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e da Federação dos Trabalhadores Na Agricultura do Estado Ceará (Fetraece), eles visitaram o município de Quixeramobim, onde estiveram na Escola Profissionalizante José Alves da Silveira e na Fazenda Normal (Faznor), do Governo do Estado.

alt

A missão faz parte dos trabalhos que estão sendo executados para a instalação do Projeto de “Demonstraction Farm”: um Centro de Demonstração Tecnológica, que funcionará na Fazenda Normal e é proveniente de acordo celebrado entre o governo Cid Gomes e o Governo de Israel. O empreendimento servirá de referência na apresentação de soluções inovadoras, integradas e complementares voltadas para os setores de tecnologias agroambientais e hídricas em uma unidade de demonstração, onde serão realizados estudos de caso e capacitação para gestão.

De acordo com Smith, a Escola Profissionalizante também será parceira no projeto. “ A Natalie ficou impressionada com os alunos e o nível de ensino do estabelecimento, ensino este que servirá de apoio ao espaço do Agronegócio da Fazenda”, disse o presidente. Após reunião na Escola, a comitiva seguiu para visita de inspeção da Faznor. “Encontrei excelentes instalações, que deverão abrigar os equipamentos tecnológicos e sediar os cursos a serem promovidos”, declarou Pitkovitch.

Ao final do dia, foi definido que as partes envolvidas deverão se reunir em Israel, no final do mês de julho, para que sejam decididos os próximos passos como: modelo de gestão e captação de empresas parceiras. O governador Cid Gomes já aprovou a criação de um comitê gestor do projeto, que será instituído através de decreto.

Assessoria de Comunicação da Adece – Jully Gomes (85) 3457.3330