Cinturão Digital

11 de junho de 2014 - 03:00

Banda larga de alta velocidade conectando o Ceará. O Cinturão Digital do Ceará (CD) foi inaugurado em 3 de novembro de 2010 pelo governador Cid Gomes e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante. O CDC é a maior rede pública de banda larga do Brasil com uma infraestrutura de 2.600 quilômetros de fibra óptica conectando 92 cidades, com cobertura inicial instalada na sede de 53 municípios, o que corresponde a 85% da população urbana do Estado.

A determinação do governador Cid Gomes de dar ao CDC a importância de projeto estratégico para o Estado levou à construção de uma rede de transmissão de dados pioneira e que já é vista como modelo para outros estados. O Cinturão permite a conectividade dos cidadãos em alta velocidade. Serviços públicos serão beneficiados com aplicações de telemedicina, educação a distância, monitoramento de cargas nas fronteiras, câmeras de vigilância, entre muitos outros.

A população poderá acessar a rede mundial com qualidade, em telecentros, praças, escolas e comunidades. As empresas provedoras de serviços serão chamadas para compartilhar, por processo licitatório, a infraestrutura e a capacidade já instalada do CDC. É objetivo do Governo reduzir os custos do acesso à internet no Interior do Estado e, com ganho em escala, universalizar serviços digitais de qualidade.

A repercussão dessa iniciativa poderá ser medida na atração e criação de novas empresas, na performance dos alunos cearenses em exames, na redução do transporte de pacientes para centros hospitalares, na redução das taxas de homicídios (câmeras de monitoramento), na interiorização da atividade econômica, no atendimento imediato das necessidades de comunicação da Copa FIFA 2014 e, notadamente, na maior eficiência das ações de governo.