Ceará tem recorde de cajueiros recuperados

30 de junho de 2014 - 17:42

 

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), comemora o bom resultado do Projeto Expansão e Recuperação da Cajucultura. A expansão acontece através da distribuição de mudas.

De 2007 a 2014, foram distribuídos 4.850.757 de mudas enxertadas de cajueiro anão precoce, que representa o acréscimo de 23.778 hectares de cajueiro anão precoce no Estado. São R$ 8,24 milhões apenas na aquisição de mudas. Até 2007 o Estado do Ceará tinha apenas 40 mil hectares de cajueiro anão precoce e com 07 anos do projeto o Governo dobrou a área existente.

Somados os resultados das ações do projeto Expansão e Recuperação da Cajucultura no Ceará, houve o aumento de 41.000 hectares de cajueiro anão precoce no Estado, com investimento de R$ 16,9 milhões.

A recuperação dos cajueiros improdutivos se dá com o uso da tecnologia de substituição de copas. Foram mais de 17 mil hectares substituídos. A área expandida provoca o aumento na produtividade média do estado de 250 kg/ha/ano para 1.000 kg/ha/ano.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, destacou que o Ceará tem amplas condições de aumentar a produtividade da cajucultura. “Temos o clima favorável do litoral e mais 570 quilômetros de cajueiros plantados em todo o Estado. Agora, precisamos oferecer a assistência técnica necessária aos produtores para que essa seja mais uma fonte de riqueza do nosso Estado”.

Já o secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, destacou que esta é a oportunidade de se revitalizar a cajucultura no Ceará, usando a tecnologia barata e eficiente da substituição de copas, já que os recursos ofertados aos agricultores são colocados de maneira não reembolsável para as ações de substituição de copas e reembolsável a partir do quarto ano para as ações destinadas aos trabalhos de distribuição de mudas.

Os interessados poderão se cadastrar nos escritórios locais da Ematerce até o final do mês de julho.

30.06.2014

Assessoria de Comunicação da SDA

Amanda Sobreira / Mariana Galvão / Lúcio Filho ( asscom@sda.ce.gov.br  / 85 3101.8105 – 8897.8510)

Twitter: @ImprensaSDA