Mineração: Governo do Estado recebe representante do Consórcio Santa Quitéria

25 de julho de 2014 - 14:15

O Projeto Santa Quitéria prevê a instalação de um Complexo mínero-industrial dedicado à lavra e beneficiamento de fosfato associado ao urânio.

O governador Cid Gomes e o presidente da Adece, Roberto Smith, receberam nesta quinta-feira, 24, no Palácio da Abolição, o presidente das Indústrias Nucleares do Brasil – INB, Aquilino Senra Martinez, para tratar sobre o Projeto Santa Quitéria, que prevê a instalação de um Complexo mínero-industrial dedicado à lavra e beneficiamento de uma jazida onde o fosfato encontra-se associado ao urânio, no município de Santa Quitéria-CE. O projeto está em fase de licenciamento ambiental e o próximo passo é a realização de audiências públicas, previstas para o segundo semestre deste ano.

O empreendimento vai gerar cerca de 800 empregos diretos na região e contribuir para um aumento de 10% na produção brasileira de fertilizantes fosfatados. Essa é uma iniciativa estratégica para o país por permitir uma redução nas importações brasileiras dessa matéria-prima, que hoje representa cerca de 50% do consumo nacional. Além disso, também vai contribuir para o aumento da geração de energia elétrica, a partir do urânio e proporcionar a criação de um Polo Regional de Desenvolvimento no interior do Ceará, que dinamizará a economia local.

Para a implantação do empreendimento serão investidos R$ 850 milhões. Parte do valor será obtida por financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o restante virá de recursos próprios da Galvani. O Governo do Estado do Ceará também fará investimentos para as obras de infraestrutura necessárias ao projeto, como estradas, energia elétrica e uma adutora de água.

SOBRE O CONSÓRCIO SANTA QUITÉRIA

O Consórcio Santa Quitéria é a associação de duas empresas, as Indústrias Nucleares do Brasil – INB e o Grupo Galvani, para implantação do Projeto Santa Quitéria.

A INB é uma empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação queatua na cadeia produtiva do urânio,  desde a mineração até a fabricação do combustível que gera energia elétrica nas usinas nucleares.

O GrupoGalvani possui quase 40 anos de experiência no setor de fertilizantes e 15 em mineração de fosfato.Atualmente é o único grupo empresarial de capital 100% brasileiro, que faz a mineração, o beneficiamento, produção e distribuição de fertilizantes fosfatados.

DETALHES DO PROJETO

O empreendimento será constituído por uma mina e duas unidades industriais: uma para o processamento do fosfato e outra para produção de concentrado de urânio. No processo industrial, para a fabricação do fertilizante, está prevista ainda a produção de ácido sulfúrico e ácidofosfórico. Uma completa infraestrutura física de apoio à produção, segurança, saúde e preservação do meio ambiente, complementam o projeto.

Mais informações sobre o Projeto Santa Quitéria podem ser obtidas no sitewww.consorciosantaquiteria.com.br. Neste espaço, encontra-se disponível paradownloado Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que apresenta, de forma simplificada, as principais informações técnicas do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Projeto. Também é possível encaminhar dúvidas e sugestões para o Consórcio.

Mais informações:

VSM Comunicação – (85) 3456-6100