PIB cearense cresce 3,04% no segundo trimestre de 2014

4 de setembro de 2014 - 16:58

Qui, 04 de Setembro de 2014 12:00

Medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos, a economia cearense cresceu 3,04% no segundo trimestre de 2014, em comparação ao mesmo período do ano passado, bem acima do resultado nacional, de –0,9%. No ano, o acumulado no Ceará ficou em 3,49%. As taxas do PIB dos últimos quatro trimestres mostram um crescimento de 3,32% para o Ceará e de 1,4% para o Brasil. Com o resultado do PIB cearense no segundo trimestre deste ano, o Estado obteve um total de 17 trimestres consecutivos acima da média nacional. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (04) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

O cálculo do PIB é estimado com base nos resultados de três setores:  indústria, serviços e agropecuária. O levantamento do Ipece, apresentado pelo professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Instituto, revela, por exemplo, que o setor agropecuário do Ceará apresentou, no segundo trimestre de 2014, o melhor desempenho, fechando com crescimento de 52,6% (embora o peso seja de 4,5% na composição do índice); no acumulado do ano de 47,2% e nos últimos quatro trimestres de 24,43%.

O segmento de serviços, que tem peso de 73%, portanto é o mais representativo dentre os três segmentos –  obteve o segundo melhor resultado, com 3,0% no segundo trimestre deste ano, com destaque para o setor de Alojamento e Alimentação, que fechou com índice de 9,43%, seguido pelo Comércio, com 5,24%; Intermediação Financeira com 3,49 por cento e Outros Serviços, com 2,75%. Apesar da retração de 4,2% verificada no segmento Indústria no segundo trimestre de 2014  – tendência observada nacionalmente –  e de -1,25% no acumulado no ano, nos últimos quatro trimestres o saldo é positivo, já que atingiu  2,12%.

PIB

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a saber: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

04.09.2014

Assessoria de Imprensa do Ipece