Câmara Setorial da Fruticultura se reuniu na Adece apresenta resultados ao presidente, Ferruccio Feitosa

23 de fevereiro de 2015 - 17:23

A Câmara Setorial da Fruticultura Cearense se reuniu na Adece e apresentou alguns resultados ao presidente, Ferruccio Feitosa

Avaliar projetos em andamento, traçar metas e planos de desenvolvimento e promover a atividade da fruticultura estão entre as ações prioritárias da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Adece. Nesta manhã, os representantes do setor se reuniram com o presidente Ferruccio Feitosa para alguns encaminhamentos.

“A fruticultura é uma área extremamente estratégica para o Ceará. Temos excelentes condições climáticas e de estrutura para desenvolver o setor e gerar emprego e renda. Vamos incentivar a atividade para e manter um crescimento sustentável com baixo impacto ambiental, melhorando a qualidade dos produtos e ampliando as exportações”, afirmou Ferruccio Feitosa.

A fruticultura cearense registrou crescimento significativo nos últimos anos e alcançou lugar de destaque internacional. As exportações de frutas secas, por exemplo, saltaram de menos de dois milhões de dólares para mais de cento e dez milhões de dólares em menos de 15 anos.

O Ceará o terceiro maior exportador de frutas do Brasil, o que faz do Porto do Pecém o terminal que mais exporta frutas do Brasil, concentrando quase a metade de toda fruta exportada no País. Nesse cenário, o grande destaque é o melão, que é, inclusive, a fruta mais exportada do Brasil. Os municípios cearenses que mais se destacam na produção de frutas estão nas regiões do Baixo e Médio Jaguaribe, como Icapuí, Aracati, Russas, Quixeré e Limoeiro do Norte.

Câmara Setorial da Fruticultura

A Câmara Setorial da Fruticultura do Ceará é um órgão de caráter consultivo, composta por representantes de entidades públicas e privadas envolvidas com o setor. Os integrantes da Câmara da Cadeia Produtiva da Fruticultura cearense atuam em conjunto, visando à identificação de gargalos e à proposição de soluções e sugestões que contribuam para o desenvolvimento da atividade fruticultora no Ceará.

Coordenadoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento do Ceará