Ferruccio e colaboradores da Adece assistem palestra sobre relevância do FDI

4 de maio de 2015 - 19:44

Presidente, diretores e gerentes da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participaram de uma manhã de conhecimentos acerca do panorama geral da atividade industrial no Ceará e incentivos fiscais para atração de investimentos. Tendo à frente o economista Marcos Pinheiro, da TP&E, a consultoria enfatizou a importância do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) para o crescimento do Ceará.

A apresentação exibiu a evolução das indústrias instaladas no Ceará e destacou a relevância do FDI para os ganhos do Estado. Dentre os colaboradores da Adece presentes, alguns relembraram cenários econômicos vividos no Estado anteriormente, enquanto outros tiveram acesso, pela primeira vez, a informações relacionadas à cadeia industrial do Estado.

“Mais uma vez nos conscientizamos de que é fundamental a política de incentivo fiscal. Temos hoje uma série de obras essenciais para o desenvolvimento social e econômico do Estado. A apresentação foi norteadora e nos trouxe tranquilidade. Portanto, temos que gerar emprego e renda para nossa gente e isso é um desafio grande. Precisaremos nos desdobrar para tornar o Ceará cada vez mais atrativo”, disse o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, na apresentação do estudo.

FDI

A Política de Atração de Investimentos do Estado oferece a concessão de incentivos fiscais; dentre eles, o diferimento do ICMS gerado pela atividade industrial.

O Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), Lei nº 10.367 de 07/12/1979 e alterações, visa fomentar a política industrial do Estado. O percentual desse incentivo, o índice de retorno e o prazo de fruição dos benefícios são variáveis.