Ferruccio Feitosa participa da abertura da Fortaleza Brazil Stone Fair

5 de maio de 2015 - 03:00

O Ceará abre as portas do Centro de Eventos para viver um ambiente de negócios ligados ao setor de rochas ornamentais. A Fortaleza Brazil Stone Fair, maior evento do setor da América Latina, acontece entre os dias 5 e 8 de maio, e contará com 60 expositores de empresas locais e de países como Alemanha, Itália e Portugal. A abertura da feira contou com a presença do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa.

“Sei do importante papel do setor mineral para a geração de empregos e desenvolvimento do Estado, tendo em vista as riquezas existentes em nosso solo. Quero destacar todo o nosso desejo e empenho em estreitar cada vez mais nossa relação com o setor e que possamos identificar aqui alguns colegas, investidores, industriais de outros estados brasileiros que hoje utilizam a nossa matéria-prima, mas têm um custo alto com a logística de transporte, isso porque muitos empresários brasileiros deste setor estão vindo buscar matéria-prima no Ceará para levar ao seu estado de origem com o objetivo de trabalhar o produto e disponibilizar ao mercado. Vamos aproveitar a oportunidade do evento para mostrar as nossas potencialidades, bem como a nossa política de incentivo para a instalação de novos negócios”. comentou Ferruccio na abertura da exposição.

Ainda sobre as vantagens do Ceará em meio à comercialização de rochas ornamentais, Ferruccio destacou a localização estratégica do Estado no cenário mundial. “Somos o estado brasileiro mais próximo da Europa. Com a abertura do Canal do Panamá, nosso Porto do Pecém entrará definitivamente em uma rota privilegiada em relação aos outros portos do País”, completou.

Participação da Adece

Visando estreitar relações com o setor produtivo, prestar esclarecimentos e abrir mais portas para a atração de novos investimentos para o Estado, a Adece conta com um stand instalado no evento. “Nossa expectativa é de interagir com o setor procurando dar clareza às linhas de financiamento, pesquisa e produção como uma forma de catalisar o surgimento de novas unidades produtivas que vão gerar oportunidades de trabalho e ganho para o Estado”, pontuou o assessor de mineração da Adece, Francisco Pessoa.

CS Mineralstone2

Com o objetivo de apoiar e acompanhar projetos e ações voltados para o desenvolvimento sustentável do segmento de extração mineral no Estado do Ceará a Adece criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, presidida por Carlos Rubens Alencar, também à frente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (SIMAGRAN-CE) e idealizador da Fortaleza Brazil Stone Fair.

Ceará é destaque

Enquanto o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de pedras naturais, o Ceará é o terceiro maior exportador do País em rochas ornamentais. Um total de 16 empresas do Sudeste do Brasil atuam na extração de blocos em solo cearense, o que evidencia o potencial de crescimento do Estado para os próximos anos.