Ferruccio conhece nova fase do projeto Diversificação de Culturas

14 de maio de 2015 - 22:03

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, conheceu, na tarde desta quinta-feira (14), a quinta fase do projeto Diversificação de Culturas. A iniciativa visa introduzir e avaliar o potencial agronômico e econômico de espécies frutíferas de clima temperado, subtemperado e tropical no Ceará.

Das principais culturas, o projeto já plantou e realizou pesquisas em torno do cultivo de caqui, pera, maçã, cacau e, na nova fase, romã.

“Procurar novas opções de cultivo como épocas e climas diferenciados é uma inovação que vem dando muito certo e poderemos disponibilizar aos agricultores do nosso Estado. Destaco a qualidade, como a da maçã, que já está sendo colhida e comercializada. A experiência com o cacau está apontando uma produtividade acima de outros estados de destaque, como Bahia e Pará”, disse Ferruccio.

Em decorrência do sucesso do projeto, a experiência com cacau chamou atenção até mesmo de multinacionais. Uma parceria foi firmada entre a Nestlé e a cearense Agrícola Famosa, com a plantação de 40 hectares em Icapuí.

Cinco fazendas fazem parte do projeto, que é realizado desde 2010. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Adece, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), União dos Agronegócios do Vale do Jaguaribe (Univale), Banco do Nordeste (BNB), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Valexport.

A apresentação foi realizada pelo diretor de Agronegócio da Adece, Silvio Carlos; a articuladora de agronegócio da Agência, Carmen Rangel; e presidente da Univale, João Teixeira.

Assessoria de Comunicação

Ana Beatriz Sugette ( ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3330)