Correios lança selo “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas Sem Ferrão”

23 de maio de 2015 - 12:03

Os Correios lançam, na terça-feira (26), o selo “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas Sem Ferrão”. A solenidade acontecerá às 7h30min, durante a apresentação da PEC Nordeste 2015, no auditório da Superintendência do Banco do Brasil. 

Na cerimônia serão homenageados pelos Correios três representantes da Associação dos Meliponicultores do Ceará (ACMEL), Fabião de Vasconcelos, Vinícius Araújo de Carvalho, José Everton Alves, este último Presidente da Câmara Setorial do Mel (CS Mel) e Raimundo Sousa Maciel, professor do Instituto Federal de Educação e membro da ACMEL.

O Ceará será um dos seis estados a sediar o lançamento do selo, que também acontecerá no Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, o reconhecimento dos Correios é “mérito do setor local, que, dentre os destaques positivos, aumentou em 38,4% a exportação de mel em 2014 na comparação com o ano imediatamente anterior”, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDIC)/ Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).

Para o presidente da CS Mel, Everton Alves, a homenagem histórica para uma atividade crescente em todo o Brasil. “É uma forma de divulgação da existência das abelhas sem ferrão. As pessoas não sabem que no Brasil existem aproximadamente 200 espécies delas. As abelhas sem ferrão são benéficas tanto para a produção de mel, quanto para a polinização da plantas nativas e de culturas agrícolas”, comemora.

Além dos homenageados, o sócio honorário da ACMEL, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e coordenador do Agropacto, Flávio Saboya, foi um dos escolhidos para obliterar (carimbar) o selo. A condução do lançamento será feita pelo Diretor Geral dos Correios do Ceará, Haroldo Aragão.

Selos

A emissão é composta por seis selos que apresentam seis espécies de abelhas melíponas consideradas relevantes para a preservação do equilíbrio ecológico e para a exploração sustentável da meliponicultura. As espécies retratadas são Uruçu do Chão, Uruçu Amarela, Jandaíra, Iraí, Jataí da Terra e Jatí. Os selos receberam aplicação serigráfica de verniz que remete ao aroma de mel.

Assessoria de Comunicação

Ana Beatriz Sugette (ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3330)