Acordo comercial entre Ceará e Itália será assinado na nesta terça-feira (2)

2 de junho de 2015 - 11:00

O Estado do Ceará vai estreitar relações econômico-social com a Itália. Um novo canal comercial direto entre o Porto do Pecém e o Porto de La Spezia, na localidade de mesmo nome, proporcionará uma aproximação integrada e eficiente entre Brasil e Europa. O projeto “Um mar de ideias” será assinado nesta terça-feira (2), às 14h30, no Palácio da Abolição.

O acordo comercial será concretizado a partir de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearaportos), Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste (CCIE), Câmara de Comércio de La Spezia (CCIAA), Distrito das Tecnologias Marinas da Região Ligúria (DLTM) e Autoridade Portuária de La Spezia.

Previsto inicialmente para funcionar durante três anos, com possibilidade de prorrogação, o acordo tem como finalidade agilizar o desenvolvimento comercial entre os dois Complexos Portuários Industriais. A ideia é incluir o Porto do Pecém ao projeto europeu WiderMos, coordenado pela Autoridade Portuária de La Spezia. Trata-se de uma única plataforma tecnológica capaz de realizar uma interface entre os sistemas informatizados dos portos participantes com o objetivo de assegurar e agilizar a gestão dos processos logísticos.

Estarão presentes na assinatura do acordo os presidentes das entidades envolvidas: Ferruccio Feitosa (Adece), Erasmo da Silva Pitombeira (Cearaportos), Lorenzo Forcieri (Autoridade Portuária de La Spezia), Cesare Villone (CCIEE) e Gianfranco Bianchi (CCIAA); além do diretor administrativo da DLTM, Pierluigi Tivegna.

Data: 2 de junho
Horário:14h30
Local: Palácio da Abolição. Entrada pela rua Silva Paulet, 540.

Ana Beatriz Sugette ( ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3330)