CS Eólica elege novo presidente

24 de junho de 2015 - 19:08

Novidades para o setor de energias renováveis marcaram a assembleia realizada nesta quarta-feira (24), com membros da Câmara Setorial de Energia Eólica (CS Eólica), no auditório da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Dentre as mudanças, a eleição do novo presidente da Câmara, agora sob gestão de Jurandir Picanço, representante da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A reunião contou ainda com a presença do titular da pasta adjunta de Energia, Mineração e Telecomunicações, da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), engenheiro eletricista Renato Rolim. A nova secretaria foi anunciada no dia 10 deste mês com o objetivo de fortalecer a matriz energética.

Para o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, o setor de energias renováveis vive um novo e favorável momento. “O Governo do Estado mostra que está atento ao setor de energias renováveis. A criação da secretaria adjunta é um estímulo a mais para que o Ceará, pioneiro em energia eólica no Brasil, passe a expandir mais ainda o seu potencial. Agora, Câmara e secretaria unem forças para concretizar negócios no Estado”, comemora.

Outros ponto tocado na reunião foi a mudança de nome para Câmara Setorial de Energias Renováveis, com o objetivo de expandir ações para além da energia eólica.

Dados do setor

O Ceará conta, atualmente com 56 das 203 usinas eólicas em operação no Brasil. Conforme dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o Estado tem o terceiro maior potencial eólico do território brasileiro, com outros 58 empreendimentos em construção, totalizando um investimento de R$ 6 bilhões. No âmbito de energia solar, o Ceará ocupa o sétimo lugar do ranking, com 30 usinas fotovotaicas no Estado.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300)