Adece participa de encontro entre governador e representantes do agronegócio cearense

29 de junho de 2015 - 21:19

Entidades representantes dos setores de agronegócio, pesca e aquicultura cearense foram recebidos pelo governador Camilo Santana na manhã desta segunda-feira (29), no Palácio da Abolição. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, e o diretor de Agronegócios, Silvio Carlos Ribeiro, estiveram presentes na reunião.

No encontro, os representantes dos setores presentes apresentaram demandas com o intuito de contar com apoio do Governo do Estado por meio de ações a serem executadas visando o desenvolvimento das áreas em questão.

“É fundamental fazer com que o Ceará continue um estado produtor e exportador, mesmo diante das dificuldades que o país está vivenciando, e o agronegócio, assim como o setor de pesca e aquicultura são peças fundamentais no desenvolvimento econômico do Estado”, disse o governador Camilo Santana.

Dentre os pontos discutidos, agradecimentos pela criação da Secretaria de Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) na gestão de Camilo Santana; isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em defensivos agrícolas; ligação entre as estradas internas do Perímetro Irrigado do Tabuleiro de Russas à malha viária já existente; destinação de 30% dos recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT) para otimização do uso da água; apoio para a implantação do Mercado de Flores, em Fortaleza; demandas da aquicultura de tilápia e camarão; Pacto das Águas; entre outras.

Na avaliação do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, o encontro foi considerado positivo para o setor e, consequentemente, para o Estado. “Foi uma reunião bastante proveitosa. O governador Camilo Santana sabe da real relevância dos setores em questão para o desenvolvimento do Estado e destacou isso. A política do governador de ouvir e dialogar com as entidades é de bastante importância para o trabalho da Adece, que realiza o intermédio entre o Estado e as demandas dos setores”, ressaltou.

Participaram ainda da reunião os secretários estaduais Élcio Batista, do Gabinete do Governador; Osmar Baquit, de Agricultura Pesca e Aquicultura; Mauro Benevides, da Fazenda; Dedé Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; e Artur Bruno, do Meio Ambiente. Os presidentes da Adagri, Francisco Augusto e da Cogerh, João Lúcio; o superintendente da Semace, José Ricardo; os deputados federais Antônio Balman; José Guimarães e Odorico Monteiro também participaram do encontro. Já em nome dos setores, estiveram presentes o presidente da Faec, Flávio Saboya; o presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, o presidente da Associação Cearense dos Criadores de Camarão, Cristiano Maia; o presidente da Câmara de Flores e Plantas Ornamentais do Estado do Ceará, Thomas Reeves; o presidente da Associação Cearense de Aquicultores, Camilo Diógenes; Jorge Parente (CBL); Carlos Prado (Itaueira); João Teixeira Júnior (Frutacor); Gilson Gondim (Floresce); Luiz Girão (Flor da Serra) e Edson Brok (Tropical Nordeste).

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300)