Adece e CSP se reúnem para atrair parceiros

22 de julho de 2015 - 12:32

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) estiveram reunidos nesta segunda (20) e terça-feira (21) com o objetivo de estreitar relações no intuito de atrair parceiros para atuar em conjunto com o empreendimento, previsto para entrar em operação no primeiro semestre de 2016.

A CSP passa por um momento de transição da fase de construção para a pré-operacional. A ideia do trabalho em parceria com a Adece é desenvolver potenciais fornecedores locais e atrair outros especializados para trabalhar em conjunto. “Sabemos da importância de todo o investimento de vocês no Estado. Queremos aumentar essa rede de fornecedores e promover uma sinergia. Estamos com nossa estrutura à disposição da CSP”, disse o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, ao sugerir a realização de uma rodada de negócios.

Além do presidente da Adece, também receberam os representantes da CSP os diretores de Infraestrutura, Eduardo Neves; Desenvolvimento Setorial, Carlo Ferrentini; Agronegócio, Sílvio Carlos Ribeiro; Atração de Investimentos, Sylvana Holanda; além do assessor executivo, Eduardo Neves, e de Evandro Batista, da diretoria de Atração de Investimentos. Em nome da Companhia, estiveram presentes nos encontros Jair Penido e Leonardo Carneiro, da Gerência de Desenvolvimento de Negócios; Erasmo Pereira, gerente geral de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis; e Ricardo Parente, gerente geral de Relações Institucionais e Comunicação.

Adece e CSP já trabalham juntas em prol do desenvolvimento da região de instalação do empreendimento, que envolve os municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru. Por meio do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), formalizado no dia 04 de julho de 2013 e hoje sob coordenação executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). Inicialmente CSP, o programa evoluiu para a celebração de um Termo de Cooperação Técnica, através do qual, 21 entidades participantes assinaram um documento. Uma conjugação de esforços, com vistas à geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região do CIPP e Ceará. csp

Importância para o CE

Com previsão de produzir 3 milhões de toneladas de placas de aço por ano, a CSP será responsável por um incremento de 40% no valor das exportações de aço brasileiras. Com investimento de US$ 5,4 bilhões no Estado, somente para ações destinadas à aquisição de equipamentos e processos voltados à preservação do meio ambiente, o montante é de R$ 1 bilhão.

Oportunidades

Atualmente, 80% dos operários trabalhando na obra da CSP são cearenses. No pico alto da construção, o empreendimento gerou 14.500 postos de trabalho. Hoje, o número gira em torno de 12 mil por ano, com média salarial de R$ 2 mil. Quando estiver em operação, a previsão é de gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300 / 98878-2018)

Ciro Câmara