Adece participa da Frutal 2015

2 de setembro de 2015 - 17:28

Com o objetivo de colaborar para o crescimento das cadeias produtivas de frutas e flores do Ceará, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa da 22ª edição da Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal), evento, que acontece até a próxima quinta-feira (03), tem o objetivo de levar aos produtores do Estado as melhores tecnologias voltadas para a produção. A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da Agência, Ferruccio Feitosa, na noite desta terça-feira (01), no Centro de Eventos do Ceará.

“Enquanto agência, estamos atentos às parcerias voltadas para promover o desenvolvimento do Estado do Ceará. A Adece conta com 10 câmaras setoriais relacionadas ao agronegócio, incluindo uma de Fruticultura e outra de Floricultura. Nossa participação no evento é uma extensão dos trabalhos que são realizados em prol do setor. Dentre os recentes, destaco o projeto desenvolvido pela Adece, o primeiro Mercado de Flores do Estado, a ser instalado em Fortaleza. A estrutura contará com uma área de 1.200 metros quadrados, 39 lojas e potencializará mais ainda a cadeia produtiva do Ceará”, pontua Ferruccio Feitosa. Durante a solenidade de abertura do Frutal, o empreendimento foi destacado por Osmar Baquit, secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura (SEAPA), pasta responsável pela execução da obra.

Em uma estrutura montada no centro do pátio do evento, técnicos da Adece estão à disposição para esclarecer sobre informações relacionadas ao setor de agronegócios do Ceará, bem como o desenvolvimento econômico na área industrial de fruticultura e floricultura.

Formado pelos técnicos Sergio Baima, Carmen Rangel, Jeanne Cavalcanti, além do diretor de Agronegócio da Adece, Silvio Carlos Ribeiro, o grupo já recebeu potenciais investidores brasileiros e estrangeiros no stand, entre eles, uma delegação da Guiana Francesa à procura de oportunidades de negócios com o Brasil, em particular com o Ceará.

Plano Diretor de Irrigação

Ainda na abertura do evento, um acordo de elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Estado do Ceará foi assinado pelo secretário interino de Irrigação, Antônio Carvalho Feitosa. “O plano tem um papel importante para o desenvolvimento do Ceará, já que inclui a otimização dos recursos hídricos, infraestrutura necessária para produção agrícola e a possibilidade de segmentação nos investimentos da irrigação”, disse o representante.

Durante a solenidade, o secretário chefe de Gabinete do Estado do Ceará, Élcio Batista, represente do Governador do Estado, Camilo Santana, ressaltou que o atual momento de crise pode ser aproveitado para explorar as potencialidades do Estado do Ceará no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, em particular, a crise hídrica.frutal2

O secretário se mostrou bastante otimista em relação à finalização das obras de transposição do rio São Francisco, previstas para 2016, o que irá impulsionar a agricultura irrigada do Estado. “A infraestrutura hídrica é um assunto que o Governador Camilo Santana tem dado bastante atenção, não apenas por ser da área, mas também por ser um assunto de interesse social”.

O primeiro dia do evento foi finalizado com outras autoridades reunidas no palco, entre elas o secretário adjunto da SEAPA, Euvaldo Bringel, o Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Ceará, Flávio Saboya. Também participaram da solenidade de abertura, o Superintendente do SEBRAE, Joaquim Cartaxo, o atual presidente do Instituto Frutal, Jânio Olinda, e seu o diretor técnico Erildo Pontes.