CS Energias Renováveis apresenta panorama do setor para comércio cearense

9 de setembro de 2015 - 20:32

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Ferruccio Feitosa, reuniu, na manhã desta terça-feira (08), presidentes das Câmaras de Comércio e Energias Renováveis, Freitas Cordeiro e Jurandir Picanço, respectivamente. O encontro teve o objetivo de apresentar ao setor varejista um panorama das energias renováveis do Estado.

Durante a reunião, Jurandir explicou aos presentes a importância e as opções mais viáveis de micro e minigeração distribuída para atender o comércio cearense, sendo a energia solar a mais indicada. “Biomassa, eólica e solar são as mais viáveis. No entanto, na primeira é preciso que tenha condições muito adequadas de resíduos para produção da biomassa a um bom custo. A eólica pode ter um custo mais baixo que a solar, mas, normalmente, na cidade, as condições não são muito favoráveis. A solar é a forma mais adequada universalmente”, alertou.

Ainda de acordo com Jurandir, o investimento inicial necessário para implantação de micro e minigeração distribuída faz com que muitos empresários desistam, diante do retorno constatado após cinco ou seis anos de implantação. “Essa forma de energia cresceu onde existe associação com um financiamento compatível” completou.

Da mesma opinião compartilhou o representante dos varejistas cearenses. Conforme Freitas Cordeiro, “o financiamento, que continua caro, é o principal gargalo, principalmente para o pequeno comerciante”.

Proposta ao BNB

Ao finalizar a reunião, Ferruccio sugeriu um encontro entre Adece e Câmaras Setoriais de Comércio e Energias Renováveis com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Holanda. Na audiência, uma proposta de financiamento voltada para o setor deverá ser apresentada, com a sugestão de gerência exclusiva para a linha de crédito em questão.

Também estiveram presentes no encontro a diretora de Atração de Investimento da Adece, Sylvana Holanda, o diretor de Desenvolvimento Setorial, Carlo Ferrentini, e a gerente de Comércio e Serviço da Agência, Cecy de Castro.

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br/ (85) 3457-3300 / 98878-2018)

Ciro Câmara