Adece e Seduc lançam Oportunizar, ferramenta para inserir estudantes no mercado de trabalho

30 de setembro de 2015 - 16:39

Jovens formados pelas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) terão mais um incentivo para garantir o ingresso no mercado de trabalho. Na manhã desta quarta-feira (30), um termo de cooperação entre a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e a Secretaria da Educação (Seduc) foi assinado no Palácio da Abolição dando início ao programa Oportunizar, ferramenta online destinada a disponibilizar às empresas perfis de alunos capacitados em diferentes áreas de atuação.

Por meio do Oportunizar, já disponível no site da Adece, as empresas podem elaborar um cadastro e demandar profissionais por curso, área de conhecimento e município. O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico www.adece.ce.gov.br/oportunizar.

“Fico muito feliz em assinar esse termo de cooperação com a Seduc porque sabemos do papel importante que a secretaria vem realizando ao longo de quase 9 anos no Estado. Não tínhamos sequer uma escola profissionalizante no Ceará e hoje comemoramos a existência de 112 unidades onde já formaram quase 25 mil técnicos. Esse é um número que precisamos nos orgulhar muito e mostrar não só para os empresários já instalados no Ceará, mas também aos que querem vir que aqui tem mão de obra qualificada. Temos jovens formados pelo Governo do Estado do Ceará”, ressaltou o presidente da Adece, Ferruccio Feitosa, durante a apresentação da ferramenta.

A criação da ferramenta surgiu com o objetivo de agilizar, facilitar e estreitar a relação dos empresários, do poder público e da mão de obra qualificada, segundo Ferruccio. “Uma das nossas missões é otimizar tempo, encurtar caminhos e fortalecer laços. Nesse momento, disponibilizaremos o banco de dados dos técnicos formados pelas Escolas de Educação Profissional. O Oportunizar contará também com o apoio da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e, na segunda etapa, outras entidades que trabalham com qualificação e formação profissional também estarão presentes. Nossa ideia é ampliá-lo e trabalhar com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac), com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL) e outros que têm feito um trabalho extraordinário no Ceará”, completou.

Para o Secretário da Educação, Maurício Holanda, a criação da ferramenta foi um presente da Adece não só para a Seduc, mas para a visão de oportunidades por parte dos jovens capacitados. “Já fizemos muitas parcerias. Algumas individuais com determinadas empresas, outras por segmento, mas nenhuma é tão estratégica quanto essa. O Oportunizar é uma parceria com a agência do Estado que dialoga diretamente com todos os segmentos do empresariado cearense. Já nasce com um ferramenta de informática que potencializa imensamente o encontro entre o empresário que quer contratar um profissional qualificado e centenas, dezenas, milhares de jovens interessados em um emprego”, disse.

Escolas de Educação Profissional

A implantação das escolas de educação profissional fez do Ceará um modelo para todo o País no âmbito de capacitação. Nas unidades, são ofertados cursos técnicos integrados ao ensino médio, com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral. Dessa forma, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. Durante o terceiro ano, o Governo do Estado propicia o acesso ao estágio curricular obrigatório e remunerado a todos os alunos.

As escolas contam com uma estrutura pedagógica adequada com laboratórios de informática, biologia, física, química e matemática, além de biblioteca com acervos específicos da área da formação técnica.

Inserção mo mercado

Conforme levantamento da Seduc, é possível identificar uma fatia de 60,8% dos alunos que finalizam os estudos nas EEEPs está hoje inserida no mercado de trabalho ou em uma universidade. Foram formados, até o momento, 24,6 mil técnicos.

Fotos: Marcos Studart

Assessoria de Imprensa da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece)
Ana Beatriz Sugette
ana.beatriz@adece.ce.gov.br / (85) 3457-3300 / 98878-2018)