Ferruccio Feitosa ministra palestra sobre experiência com PPP em seminário da construção civil

1 de outubro de 2015 - 21:32

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará participou, na manhã desta quarta-feira (1º), do Seminário PPPs e Concessões Região Nordeste – Oportunidades de Negócios para as Empresas. O evento, que aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, foi promovido pelo Sindicato das Construtoras o Ceará (Sinduscon-CE) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Dentre os cases de sucesso apresentados no seminário, destaque para a palestra de Ferruccio sobre a Arena Castelão, primeira Parceria Público-Privada do Estado do Ceará. Após relatar a experiência exitosa, Ferruccio respondeu a perguntas dos participantes.

“A PPP da Arena Castelão trouxe grandes resultados tanto em termos de economia para o Tesouro Estadual, quanto de tempo. Foi a primeira obra pública do Brasil a conquistar a certificação ambiental internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Também é a única do País que não teve qualquer acréscimo de valor. Começamos com R$ 486 milhões e finalizamos com o mesmo montante”, destacou.

Ao ser questionado sobre os maiores desafios enfrentados na execução da obra, o presidente da Adece ressaltou o processo licitatório. “Lançamos o edital com bastante antecedência, mas ocorreu que quatro grupos tiveram uma disputa muito acirrada. Quando finalizamos a licitação estávamos apenas a 24 meses do tempo de conclusão estabelecido pela FIFA”, contou. Ferruccio pontuou ainda que, mesmo tendo o curto tempo como maior obstáculo, o estádio foi o primeiro do Brasil a ser entregue para a Copa do Mundo de 2014.

Participaram do evento, além de outros representantes do poder público, como o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, empresários, agentes financeiros, corretoras de seguros, escritórios jurídicos e outras pessoas da sociedade civil interessadas no tema.